Destaques - Democracia

Transparência InternacionalO nosso país ficou menos corrupto em 2019, de acordo com o ranking sobre a percepção da corrupção divulgado nesta quinta-feira (23) pela Transparência Internacional. Moçambique ascendeu a 146ª posição entre 180 países avaliados.

Actualizado em Sexta, 24 Janeiro 2020 06:55
 
Destaques - Democracia

Sete deputados do partido Frelimo suspenderam os mandatos para que foram eleitos na Assembleia da República de Moçambique deixando desfalcada a bancada onde ainda três deputados não tomaram posse.

 
Destaques - Nacional

Passada mais um ciclo eleitoral, e enquanto o futuro melhor não chega, os moçambicanos são obrigados a apertar ainda mais os cintos porque o custo de vida vai aumentar. No próximo dia 1 de Fevereiro as Portagens de Maputo e da Moamba aumentam entre 4,5 e os 15 por cento, brevemente devem ser revistos os preços dos combustíveis, energia, água...

Actualizado em Quinta, 23 Janeiro 2020 21:36
 
Destaques - Newsflash

Um cidadão moçambicano morreu durante a actividade laboral no passado dia 6 na mina da Vale Moçambique, no Distrito de Moatize, na Província de Tete, prensado numa correia de transporte de carvão mineral.

Actualizado em Sexta, 24 Janeiro 2020 09:07
 
Destaques - Democracia

Foto da Presidencia da RepúblicaTomaram posse nesta quarta-feira (22) os primeiros dez governadores provinciais eleitos no âmbito da descentralização em Moçambique contudo o sonho de províncias autónomas continua uma miragem pois a sua nomeação continua centralizada no Presidente da República que mantém o poder de os demitir.

 
Destaques - Democracia

Edson Macuácua, Armindo Ngunga e Vitória Diogo foram acantonados nas Secretarias de Estado das províncias de Manica, Cabo Delgado e Maputo enquanto jovens apparatchiks foram nomeados para outras representações provinciais do Estado criadas no âmbito da descentralização em Moçambique.

 
Destaques - Democracia

Foto do Ministério da DefesaO novo titular da Defesa de Moçambique recebeu nesta segunda-feira (20) as pastas do cessante Major-General na Reserva, Atanásio Salvador Mtumuke. Jaime Bessa Neto disse ao @Verdade que: “Para ser ministro da Defesa não preciso de ser militar, é uma área de gestão política”.

 
Destaques - Democracia

Apesar da sua Missão de Observação ter detectado “irregularidades e más práticas no dia eleitoral e durante o processo de apuramento de resultados” a Presidência da União Europeia (UE) reconheceu, enfim, a vitória de Filipe Nyusi e do partido Frelimo nas Eleições Gerais e Provinciais. A UE foi o único Parceiro de desenvolvimento que apoiou financeiramente a realização do escrutínio de 2019.

 
Destaques - Nacional

Foto de Naíta UsseneAdriano Maleiane, reconduzido como ministro da Economia e Finanças para o 2º mandato de Filipe Nyusi, disse ao @Verdade que o processo das dívidas inconstitucionais da Proindicus, EMATUM e MAM “para o Executivo está dentro dos carris” e que de agora em diante poderá concentrar-se no novo desafio que é a retoma da actividade económica produtiva em Moçambique.

 
Destaques - Desporto

Denise Parruque e Maria Machava sagraram-se campeãs africanas de vela na classe 470, no passado sábado (18) em Luanda, e apuraram-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio. As velejadoras juntam-se a Deyse Nhaquile, a primeira atleta moçambicana a qualificar-se para a mais importante competição desportiva do planeta que este ano tem lugar no Japão.