Mais chuvas para Cabo Delgado, Nampula e Niassa até Fevereiro
Vida e Lazer - Ambiente
Escrito por Adérito Caldeira  
Sexta, 08 Dezembro 2017 08:23
Share/Save/Bookmark

Mapa cedido pelo Instituto Nacional de MeteorologiaA actualização da previsão climática sazonal para o período Dezembro-Janeiro-Fevereiro prevê mais chuvas nas províncias de Cabo Delgado, Nampula, Niassa e extremo norte da província da Zambézia e menos precipitação nas províncias de Maputo, Gaza, Inhambane, Sofala, e sul da província de Tete.

Baseado em dados actualizados no início de Outubro Instituto Nacional de Meteorologia(INAM) reviu a sua previsão inicial até ao fim da época chuvosa 2017/2018. Continua a haver previsão de chuvas em todo país porém as previsões iniciais de Agosto, que indicavam “chuvas normais com tendência para acima do normal para as províncias de Tete e Zambézia, grande parte das províncias de Sofala e Manica e Norte das províncias de Gaza e Inhambane” foram revistas.

Há “uma maior probabilidade de ocorrência de chuvas normais com tendência para acima do normal nas províncias de Cabo Delgado, Nampula, Niassa e extremo norte da província da Zambézia”, indica um documento de Monitoria da época chuvosa e actualização da Previsão Climática Sazonal elaborado pelo INAM.

O documento recebido pelo @Verdade revê ainda as chuvas normais - que estavam inicialmente previstas para as províncias de Niassa e Nampula, grande parte das províncias de Cabo Delgado, Gaza e Inhambane, faixa costeira de Sofala e sul de Manica-, apenas para as províncias de Zambézia, Tete e faixa costeira a Sul de Nampula.

No entanto o INAM mantém a “maior probabilidade de ocorrência de chuvas normais com tendência para abaixo do normal para a província de Maputo, Gaza, Inhambane” e acrescenta nesta previsão as províncias de Sofala e sul da província de Tete.

Entretanto a Monitoria da época chuvosa registou, entre os meses de Outubro e Novembro, chuvas “acima do normal climatológico, sobretudo nas províncias de Cabo Delgado, Nampula, Niassa, Zambézia, grande extensão da província de Tete, e partes isoladas das províncias de Manica, Sofala enquanto que a zona sul, particularmente a província de Maputo e alguns distritos das províncias de Gaza e Inhambane registaram chuvas abaixo do normal climatológico”, indica o documento que estamos a citar.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Quinta, 14 Dezembro 2017 12:52
 
Avaliação: / 1
FracoBom