Depressão Tropical fustiga Nampula, Cabo Delgado, Niassa e Zambézia
Vida e Lazer - Ambiente
Escrito por Adérito Caldeira  
Terça, 16 Janeiro 2018 08:08
Share/Save/Bookmark

Quase todos os distritos das províncias de Nampula e Cabo Delgado; assim como os distritos de Mecula, Marrupa e Nipepe(na províncias do Niassa); e também os distritos do Gurué, Alto Molócué, Gilé e Pebane(na províncias da Zambézia) estão sob os efeitos de uma Tempestade Tropical Moderada. As chuvas intensas com trovoadas deverão inundar as bacias hidrográficas das Regiões Centro e Norte de Moçambique com destaque para o rio Megaruma que na manhã desta segunda-feira(15) superou o nível de alerta.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia(INAM) esta Tempestade de categoria 1(numa escala de 1 a 5) resulta de um sistema de baixas pressões que se surgiu no extremo norte do canal de Moçambique e deverá ainda originar ventos com rajadas até 80 quilómetros por hora, principalmente ao longo do litoral. Este novo sistema meteorológico vai trazer mais precipitação para as quase saturadas bacias do Centro e Norte de Moçambique.

Segundo a Direcção Nacional dos Recursos Hídricos(DNRH) as chuvas que têm estado a cair já haviam inundado o rio Megaruma, na província de Cabo Delgado, que na manhã desta segunda-feira(15) superou o nível de alerta e condicionou a transitabilidade entre os distritos de Chiure - Mecúfi e Chiúre e Ancuabe, inundando parcialmente as aldeias d Natuco e Milopane.

Um comunicado da DNRH indica que as bacias hidrográficas dos rios Lugenda, Messalo, Montepuez, Mecuburi, Meluli, Ligonha e Licungo poderão registar incrementos dos níveis de água podendo atingir e superar o alerta e condicionar a transitabilidade entre Nampevo – Ile, Ile – Namarrói, Nampevo, Mugeba, Mugeba – Mocuba e ainda entra Magabja da Costa – Namacurra.

A albufeira de Nampula regista nível de enchimento de 100 por cento enquanto a albufeira de Nacala está próxima de atingir essa fasquia.

Como resultado da continuidade da intensa precipitação cheias urbanas deverão acontecer nas cidade de Quelimane, onde no domingo(14) foram registados mais 101 milímetros, Pemba e também na Beira.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Quarta, 17 Janeiro 2018 21:53
 
Avaliação: / 2
FracoBom