Cheias na época Chuvosa 2018/2019 só nas zonas suburbanas de Maputo, Matola, Beira e Quelimane
Vida e Lazer - Ambiente
Escrito por Adérito Caldeira  
Terça, 11 Setembro 2018 07:41
Share/Save/Bookmark

Previsão Hidrológica Sazonal, 5º Fórum Nacional de Antevisão ClimáticaDurante a próxima época chuvosa há previsão de cheias em Moçambique mas apenas nas Bacias de Megaruma e Messalo, na Região Norte, e em alguns bairros suburbanos das cidades de Maputo, Matola, Beira e Quelimane.

Apresentando a Previsão Hidrológica Sazonal durante o 5º Fórum Nacional de Antevisão Climática Agostinho Vilanculos começou por declarar que, “Para o período de Outubro, Novembro e Dezembro de 2018 esperamos risco baixo de ocorrência de cheias para quase todas as bacias (hidrográficas) e moderado para as bacias do Savane, Licungo, Meluli, Megaruma, Messalo e Lugenda”.

O representante da Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos indicou que no período Janeiro, Fevereiro e Março, tendo em conta que a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é de chuvas abaixo do normal para a zona Sul, as Bacias de Maputo, Umbelúzi, Incomáti, Limpopo, Inharrime, Inhanombe, Mutamba, Mecúburi, Ligonha, Melela, Govuro, Save, Buzi, Púngue, Buzi e Zambeze têm um risco moderado e baixo de inundações.

Ainda para o mesmo período, tendo em conta a precipitação normal prevista, existe um risco moderado de inundações nas Bacias hidrográficas do Savane, Licungo, Meluli, Megaruma, Messalo e Lugenda.

Já para os meses de Janeiro, Fevereiro e Março a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos mantém baixo para as Bacias do Maputo, Umbeluzi, Incomati, Limpopo, Inharrime, Save e Govuro enquanto que o risco aumenta para moderado nas Bacias do Mutamba, Inhanombe, Buzi, Pungue, Zambeze, Lurio, Meluli, Mecuburi , Ligonha, Monapo e Lugenda.

Porém, de acordo com Agostinho Vilanculos, nas Bacias hidrográficas do Savane, Licungo e Montepuez o risco torna-se moderado a alto no início de 2019 e alto para as Bacias de Megaruma e Messalo.

A fonte indicou ainda que existe um alto risco de cheias em vários bairros suburbanos das cidades de Maputo, Matola, Beira e Quelimane. “A primeira chuva de Outubro a Novembro até pode ser para a retenção e saturação dos solos mas para o período Janeiro, Fevereiro e Março toda a chuva que cair vai inundar as zonas urbanas”.

Os bairro com risco alto de cheias nos município da Matola e de Maputo são Matola A , Matola J, Matola H, e Matola D, Fomento, Liberdade, Luís Cabral, Chamanculo C, Chamanculo B, Xipamanine, Aeroporto A, Aeroporto B, Munhuana, Mafalala, Urbanização, Costa do Sol, Mutanhana, Magoanine, Bairro Central (Av. 25 de Setembro) , Bunhiça e Nkobe.

Induda, Manga Mascarrenha, Vaz, Munhava, Macurrungo, Chipangara, Chaimite e Maraza são os bairros que estão em risco alto de cheias na cidade da Beira.

Previsão Hidrológica Sazonal, 5º Fórum Nacional de Antevisão Climática

Para o município de Quelimane o risco elevado de inundações existe nos bairros do Aeroporto, Santagua, Canca, Samugue, Manhaua, Brandão, Mincajuine, Vila Pita e Torrone.

Previsão Hidrológica Sazonal, 5º Fórum Nacional de Antevisão Climática

Adicionalmente a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos identificou vários distritos que tem risco alto de ocorrência de erosão: Chibuto, Maxixe, Homoine, Buzi, Gondola, Chimoio, Mussurize Guru, Changara, Moatize, Mocuba, Morumbala, Gurué, Gilé, Alto Molocué, Marupá, Pemba, Nacala, Moeda e Lichinga.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Quarta, 12 Setembro 2018 07:30
 
Avaliação: / 1
FracoBom