Até 145 baleias morrem encalhadas durante fim de semana na Nova Zelândia
Vida e Lazer - Ambiente
Escrito por Agências  
Terça, 27 Novembro 2018 08:07
Share/Save/Bookmark

Até 145 baleias morreram encalhadas em uma ilha remota da Nova Zelândia durante o final de semana, informaram autoridades nesta segunda-feira.

O Departamento de Conservação (DOC) disse que dois grupos de baleias-piloto encalharam em uma praia da Ilha Stewart, 30 quilómetros ao sul da Ilha Sul da Nova Zelândia.

Metade das baleias já estava morta quando foram encontradas por autoridades do DOC, que foram notificadas na noite de sábado por um atleta que acampava na área. As demais baleias foram sacrificadas devido ao seu estado precário e à locação remota, disse o gerente de operações do DOC em Rakiura, Ren Leppens.

“Infelizmente a possibilidade de reconduzir as baleias remanescentes ao mar com sucesso era extremamente baixa”, disse Leppens, que descreveu a decisão como a mais humana possível. “Entretanto, é sempre uma decisão de cortar o coração”.

A Nova Zelândia tem um dos maiores índices mundiais de encalhe de baleias, embora a causa precisa seja desconhecida. O DOC disse que responde a uma média de 85 incidentes por ano, a maioria com um único animal.

Muitos factores contribuem para os encalhes de baleias e golfinhos, como doenças, erros de navegação, elementos geográficos, uma maré vazante rápida, a fuga de um predador ou um evento climático extremo, segundo o DOC.

Dez orcas-pigmeias também encalharam no domingo na praia 90 Mile, no litoral oeste da Ilha Norte. Duas morreram desde então, e funcionários estão tentando reconduzir as remanescentes ao mar.

O DOC disse que os dois acontecimentos provavelmente não estão relacionados.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom