Venâncio Mbande, o “leão” da timbila
Vida e Lazer - Cultura
Escrito por Reinaldo Luís Nhalivilo   
Segunda, 15 Junho 2015 11:08

Não há dúvidas de que ele nasceu para “brilhar”. Actualmente tem 83 anos de idade, mas toca e canta desde os sete. Conhece o mundo graças à sua arte encantadora de tocar timbila. Nasceu na província de Inhambane, no célebre distrito cultural de Zavala. Já orgulhou o país e hoje, como inúmeros artistas da nossa praça, é desgraçado. Porque nasceu em “Mbandene”, o seu apelido é Mbande e tem o nome de Venâncio.

 
Faltam fundos para o cinema em Moçambique
Vida e Lazer - Cultura
Escrito por Reinaldo Luís Nhalivilo   
Sexta, 05 Junho 2015 16:01

A equipa da plataforma KUGOMA, Fórum de Cinema de Curta-metragem, em Moçambique, está preocupada com a falta de um fundo de apoio à produção cinematográfica. O facto foi observado durante o balanço do primeiro bloco de sessões KUGOMA Escolas 2015, que terminou no fim de Maio.

Actualizado em Quarta, 10 Junho 2015 07:10
 
Criaram a peste para o ingénuo sucumbir!
Vida e Lazer - Cultura
Escrito por Reinaldo Luís Nhalivilo   
Segunda, 22 Junho 2015 16:55

É, particularmente, um caso de mísera convivência, de encontro com uma realidade desconfortável, descortinar algum préstimo no livro “O Curandeiro Contratado Pelo Meu Edil”, lançado na última terça-feira (16), na cidade da Beira, do escritor moçambicano Dany Wambire. Os “Cronicontos”, como os chama o autor, são de molde a criar “raiva” nos leitores. É que no tal Fim-de-Mundo – que não difere do nosso –, o cancro da corrupção generalizada não é só “venerada” pela Polícia, de forma geral pelos políticos, mas também pelos pastores.

Actualizado em Quarta, 24 Junho 2015 12:10
 
Pág. 1 de 79