Formados mais de 60 jovens em artes e cultura em Nampula
Vida e Lazer - Cultura
Escrito por Redação Nampula  
Quinta, 29 Janeiro 2015 08:40
Share/Save/Bookmark

A Associação Cultural Nkoswe em Nampula formou, durante os últimos seis meses, mais de 60 jovens e crianças, em matérias de produção de diversos objectos artesanais, para além do canto e da dança. A iniciativa inserida no projecto denominado “oficinas culturais ”, daquela agremiação, teve o suporte material e financeiro da Cooperação Suíça. Tratou-se, na verdade, de uma acção formativa cujo objectivo era munir os cursando de técnicas de fabrico de instrumentos artísticos com base em material local.

De acordo com Geraldo Constantino, coordenador da Associação Cultural Nkoswe, uma outra pretensão das oficinas culturais é garantir o sustento dos jovens, através da produção e venda dos objectos. “O projecto terminou, mas já estamos a pensar numa segunda fase”, afirmou Constantino, sublinhando que o impacto do projecto é positivo tendo em conta a participação com sucesso do grupo infanto-juvenil.

O nosso interlocutor disse que, neste momento, decorre o processo de inscrição de novos candidatos para o início das actividades. Por outro lado, Constantino deu a conhecer que a sua colectividade poderá, ainda no presente ano, criar e oficializar um estabelecimento de ensino vocacionado para a cultura, sobretudo para a instrução no que toca ao fabrico de produtos artesanais.

“O nosso objectivo é materializar a indústria cultural a nível da província de Nampula e no país em geral”, referiu. Ele avançou que, com a concretização do projecto, poderá, igualmente, reduzir-se o índice de consumo de drogas e, consequentemente, o desemprego na camada juvenil.

Num outro desenvolvimento, Geraldo Constantino informou que poderá, em breve, iniciar um programa de diversão cultural designado “Jam Sassion”.

A ideia visa promover a cultura moçambicana, com particular destaque mormente a da cidade de Nampula. Música tradicional, teatro e poesia são algumas das actividades que irão animar as noites de todas as sextas-feiras e sábados.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 3
FracoBom