Emakhuwa continua a ser a língua materna mais falada em Moçambique
Vida e Lazer - Cultura
Escrito por Adérito Caldeira  
Domingo, 30 Junho 2019 21:53
Share/Save/Bookmark

O Emakhuwa, língua materna nas províncias de Nampula, Niassa, Cabo Delgado e Zambézia, continua a ser a mais falada em Moçambique com 5,8 milhões de falantes. A língua oficial no nosso país, o português, é falado por 3,6 milhões de moçambicanos.

Continuam a aumentar os falantes do Emakhuwa em Moçambique os 4.134.294 recenseados em 2007 aumentaram para 5.813.083 em 2017 sendo que grande parte, de acordo com Instituto Nacional de Estatística (INE), são crianças com 5 a 9 anos de idade, 1.296.694.

De acordo com os académicos Armindo Ngunga e Osvaldo G. Faquir esta língua materna tem 14 variantes. Na Provínicia de Nampula existe o Emakhuwa falado na cidade-capital e seus arredores, nomeadamente, Mecubúri, Muecate, Meconta, parte de Murrupula, Mogovolas, parte de Ribáwe e Lalawa; a variante Enahara, falada nos distritos de Mossuril, Ilha de Moçambique, Nacala-Porto, Nacala-a-Velha e parte de Memba; a variante Esaaka, falada nos distritos de Eráti, Nacarôa e parte de Memba; a variante Esankaci, falada em algumas zonas do distrito de Angoche; a variante Emarevoni, falada em partes dos distritos de Moma e Mogincual; e a variante Elomwe, falada nos distritos de Malema, parcialmente nos distritos de parte de Ribáwè, Murrupula e Moma.

Na Província de Cabo-Delgado as variantes são Emeetto falada nos distritos de Montepuez, Balama, Namuno, Pemba, Ancuabe, Quissanga, parte dos distritos de Meluco, Macomia e Mocimboa da Praia; e a variante Esaaka falada nos distritos de Chiúre e Mecúfi.

As variantes da Provínicia do Niassa são Exirima, falada nos distritos Metarica e Cuamba; a Emakhuwa falada nos distritos de Mecanhelas, Cuamba, Maúa, Nipepe, Metarica e parte do distrito de Mandimba; e a Emeetto falada nos distritos de Marupa e Maúa.

Já na Província da Zambézia existem as variantes Emakhuwa falada em Pebane; a variante Elomwe falada em Gurue, Gilé, Alto Molócue e Ile; e ainda a variante Emarevoni falado numa parte de Pebane.

Entretanto o IV Recenseamento Geral da População e Habitação mostra que os falantes de português também estão a aumentar, terceira língua mais falada em 1997, atrás do Xichangana, falam a língua oficial 3.686.890 moçambicanos, mais do dobro que em 2007 quando eram 1.750.806. Das 47 línguas moçambicanas consideradas maternas destaca-se ainda o Xichangana com 1.919.217 falantes, seguida pelo Cinyanja com 1.790.831 falantes, Cisena com 1.578.164 falantes.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Sábado, 06 Julho 2019 09:51
 
Avaliação: / 2
FracoBom