Moçambola: Desportivo vence Clube de Chibuto e sai provisoriamente da zona de despromoção
Destaques - Desporto
Escrito por Duarte Sitoe  
Sábado, 25 Julho 2015 22:37
Share/Save/Bookmark

O Desportivo de Maputo recebeu e derrotou o Chibuto FC, com um golo de Sidique na 2ª parte, e saiu provisoriamente dos lugares de despromoção do Campeonato Nacional de Futebol. A 16ª jornada do Moçambola ficará completa neste domingo com destaque para as partidas dos líderes, o Maxaquene tem uma difícil viagem à Beira, onde vai defrontar o Ferroviário local, enquanto o Costa do Sol recebe no seu relvado o último classificado, o Ferroviário de Quelimane.

Depois de quase um mês sem vencer, os alvinegros regressaram aos triunfos. No apelidado duelo dos aflitos, a equipa de Dário Monteiro levou a melhor sobre o Clube de Chibuto que cada jornada que passa vai se afundado mais na tabela classificativa.

Naquele que foi o primeiro jogo a ser realizado no Estádio Nacional de Zimpeto no presente Moçambola, as duas formações entraram determinadas a conquistar os três pontos, todavia, a ansiedade prejudicou sobremaneira os dois conjuntos, sobretudo o Desportivo que conseguiam elaborar jogadas ofensivas mais pecava no último terço do terreno ou seja na finalização.

Apesar do equilíbrio registado na primeira parte no que toca a posse bola, as duas não criaram muitas oportunidades de golo. Aos três minutos, Lanito flectiu pela esquerda e cruzou, com cota peso e medida, para a grande área onde estava Mastyle que, em boa posição para inaugurar o marcador, rematou ao lado.

Na resposta dos forasteiros, Chawa passa de forma categórica por dois contrários, mas com apenas Wilson pela frente não teve arte nem engenho para acertar com as redes alvinegras. O intervalo chegaria com o nulo no marcador.

Sidique garante o triunfo da equipa de Dário Monteiro

No reatamento da partida, o Desportivo de Maputo voltou a entrar na mó de cima, todavia, o Chibuto FC, nos primeiros instantes desta etapa, conseguiu travar todas as investidas da armada alvinegra.

Os eleitos de Dário Monteiro, tal como aconteceu na primeira parte, foram os primeiros a criar perigo. Decorria o minuto 49, quando Lanito, dentro da grande área, rematou para uma defesa segura de Zacarias. Nesta fase, o jogo estava repartido e mais emotivo, visto que os dois conjuntos atacavam a busca do golo da vitória, mas sem deixar desguarnecida o seu sector mas recuado.

O avançado Johane, que nesta partida esteve apagadíssimo, foi o mais inconformado dos guerreiros de Gaza. O astro dos forasteiros tentou por três vezes violar as redes de d Wilson, mas não estava com a pontaria afinada, uma vez que os seus remates saíram desenquadrados.

Os alvinegros chegariam aos 63 minutos. Na sequência de um livre cobrado por Lanito, Sidique aproveitou a apatia da defensiva contrária para inaugurar o marcador e garantir os três pontos para o Desportivo de Maputo.

Antes do apito final, o Chibuto tentou chegar ao golo da igualdade, porém, as suas aspirações foram “sol de pouca dura”, visto que o seu rival defendeu com unhas e dentes a magra vantagem.

Com este triunfo, a equipa de Dário somou 18 pontos e saltou de forma provisória da vergonhosa 13ª posição para a 11ª, enquanto aguarda os resultados das restantes partidas da jornada neste domingo (26):

Ferroviário de Maputo X Ferroviário de Nacala

Ferroviário de Nampula X 1º de Maio de Quelimane

Costa do Sol X Ferroviário de Quelimane

Ferroviário da Beira X Maxaquene

Desportivo de Nacala X ENH FC

HCB de Songo X Liga Desportiva de Maputo

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Domingo, 26 Julho 2015 00:17
 
Avaliação: / 1
FracoBom