Taça da Liga: Costa do Sol e Chibuto FC apuram-se para os quartos-de-final
Destaques - Desporto
Escrito por Duarte Sitoe  
Quinta, 13 Agosto 2015 07:59
Share/Save/Bookmark

Em partida dos oitavos-de-final da terceira maior prova futebolística do país, a Taça da Liga, o Costa do Sol derrotou o Desportivo de Maputo pela marca de 2 a 0 e assegurou um lugar na próxima eliminatória, ou seja, quartos-de-final. Está também apurado o Chibuto FC que derrotou o ENH FC. A Liga Desportiva e Ferroviário de Nampula, campeão e vice-campeão nacional, ficaram isentas da primeira eliminatória.

Foi uma partida, diga-se em abono da verdade, pobre em todos os aspectos. Os dois treinadores, Nelson Santos e Dário Monteiro, não alinharam com as suas unidades basilares o que, de certa forma, tornou o jogo monótono.

Os canarinhos, apesar das inúmeras alterações, foram a formação que dominou em termos de posse de bola face a um Desportivo que andou a leste dos acontecimentos sobretudo na primeira parte. O conjunto de Dário Monteiro, que alinhou com alguns jogadores dos juniores, não conseguia parar as investidas de Parkim e companhia.

O Costa do Sol criou muitas oportunidades ao longo da primeira parte, mas saiu para o intervalo a vencer pela margem mínima. O golo do líder do Moçambola foi apontado por Parkim que aproveitou a apatia da defensiva alvinegra para violar as redes do desemparado Helvéncio.

No reatamento, diferentemente do que se esperava, o Desportivo voltou a entrar da mesma da mesma forma, ou seja, entregou por completo as rédeas de jogo ao seu rival. O jovem Efraim tentou remar contra maré, todavia, viu as suas investidas tornadas em “sol de pouca dura”, uma vez que não tinha apoio dos seus meio-campistas.

Os pupilos de Nelson Santos conseguiram aproveitar as debilidades do seu adversário, mas não chegavam com perigo no sector mais recuado dos alvinegros. Aos 66 minutos, na sequência de um canto cobrado por Efraim, Cristóvão, sem marcação, cabeceou para um excelente defesa de César Machava.

Na resposta, ou seja, volvidos seis minutos, os canarinhos chegariam ao 2 a 0. Depois de receber a bola de Cosme, Parkim completou o corredor direito e cruzou para a grande área onde estava Daínho que, no meio de dois contrários, atirou para o fundo das malhas de Helvéncio.

A vencer por uma diferença de dois golos, o Costa do Sol optou por gerir a vantagem até ao final do tempo regulamentar e garantiu o apuramento para os quartos-de-final da prova.

Chibuto também apura-se

Quem também garantiu um lugar na próxima fase é o Chibuto FC que recebeu e derrotou o ENH FC por 1 a 0, com um golo de Jossias aos 62 minutos da partida.

As equipas do Maxaquene, Ferroviário de Nacala, 1º de Maio de Quelimane foram as primeiras a qualificarem-se para os quartos-de-final, visto que realizaram os seus respectivos jogos no passado mês de Julho.

Recordar que a Liga Desportiva de Maputo e o Ferroviário de Nampula, campeão e vice-campeão do Moçambola do ano transacto, ficaram isentas da primeira eliminatória e só vão entrar em cena nos quartos-de-final.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Quinta, 13 Agosto 2015 15:44
 
Avaliação: / 0
FracoBom