Ténis: Jossefa Simão e Cláudia Sumaia de campeões de um nacional só de maputenses
Destaques - Desporto
Escrito por Duarte Sitoe  
Quarta, 26 Agosto 2015 08:38
Share/Save/Bookmark

O tenista do Clube de Ténis da Cidade de Maputo, Jossefa Simão, sagrou-se, no pretérito fim-de-semana, campeão nacional de ténis no que toca aos seniores masculinos. Em femininos, Cláudia Sumaia foi a grande vencedora de um campeonato que se pretende nacional mas que só contou com a participação de tenistas de Maputo.

Com o intuito de incutir alguma rodagem nos atletas que vão representar o país na XI edição dos Jogos Africanos, prova que vai ser disputada em Congo Brazzaville, a Federação Moçambicana de Ténis organizou no passado fim-de-semana o Campeonato Nacional da modalidade referente ao ano em curso.

No que aos masculinos diz respeito, Jossefa Simão, finalista vencido da edição passada, mediu forças na finalíssima com o jovem Ercílio Seda. Foi uma partida, diga-se em abono da verdade, muito equilibrada em que os dois tenistas se esforçaram até ao limite das suas capacidades para saírem dos Courts do Jardim Tunduru com o título de campeão nacional em substituição de Feliciano dos Santos.

Apesar da réplica dada por Jossefa Simão no primeiro set, Ercílio conseguiu marcar seis pontos contra quatro do seu rival que foi, sobremaneira, prejudicado pelo nervosismo.

No segundo período, Jossefa apareceu mais concentrado e conseguiu tornar em sol de pouca dura a liderança de Ercílio Seda no marcador. Nesta fase do jogo, o vice-campeão da edição do ano transacto não deu espaço de manobras ao seu adversário e venceu pelos esclarecedores 6 a 3, levando a decisão para a derradeira etapa.

O terceiro e quarto sets foram um verdadeiro hino ao ténis moçambicano, visto que os dois tenistas tudo fizeram para saírem da quadra com uma vitória e a consequente conquista do título.

Tal como aconteceu no segundo período, Jossefa Simão teve força e pujança para parar todas as investidas de Ercílio, que nesta fase foi atormentado pela ansiedade. Simão somou seis pontos contra quatro do seu ponente e sagrou-se campeão nacional, com a marca de 2 a 1.

Cláudia triunfa em femininos

No que toca aos femininos, Cláudia Sumaia, a nova coqueluche do ténis moçambicano, foi a grande vencedora. No derradeiro jogo, Sumaia humilhou Ilga João pelo resultado de 2 a 0, com os parciais de 6-2 e 6-3.

Na categoria dos sub-18, Armindo Nhavene sagrou-se campeão nacional, mercê do triunfo diante Calvin Maposse, por dois a zero, por sinal o mesmo resultado registado na final feminina em que Ana Vassiles bateu Cláudia Guilande. Refira-se que os tenistas que disputaram as finais são os que vão representar as cores da bandeira nacional na XI edição dos Jogos Africanos.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom