Liga Portuguesa: Sporting perde 2 pontos no Bonfim, FC Porto vence e lidera isolado
Destaques - Desporto
Escrito por Agências  
Sábado, 20 Janeiro 2018 09:51
Share/Save/Bookmark

O FC Porto venceu o Tondela, esta sexta-feira, por 1 a 0, em jogo da 19.ª jornada da Liga Portuguesa de futebol. Com o triunfo tangencial e o empate do Sporting mais cedo em casa do Vitória de Setúbal, os portistas regressam à liderança do campeonato.

A partida, da 19.ª jornada da I Liga, foi decidida por um golo solitário de Moussa Marega: aos 13', o maliano aproveitou um "brinde" (leia-se "um passe falhado") do tondelense Sulley, em zona perigosa, para desfazer o nulo no marcador. Depois, Cláudio Ramos evitou que o resultado se avolumasse, perante um dragão que não cuspiu o mesmo fogo de outras exibições caseiras esta época.

A equipa beirã, bem organizada, ainda procurou o empate: conquistou vários cantos, mas pouco conseguiu incomodar José Sá. O jogo acabou com Cláudio Ramos a evitar o 2-0, desviando um remate de longe de Hernâni - já depois de Brahimi ter visto um golo anulado, após consulta do vídeo-árbitro.

Mais cedo, quando já ninguém pensava, um alívio para as costas da defesa do Sporting permitiu a Edinho ganhar a posição, sendo depois travado por Mathieu na grande área. Uma falta infantil do experiente defesa francês que castiga bastante as lacunas na finalização da formação leonina.

O jogo esteve sempre bastante inclinado rumo à baliza sadina, com os leões a terem várias oportunidades para marcar. Demoraram a assentar o jogo, mas a partir dos 20 minutos começaram a vincar a superioridade. Primeiro Bas Dost, depois Coates e, fnalmente, Bruno Fernandes, bem assistido por Gelson, a fazer o 0 a 1.

Pensava-se que o mais difícil estava feito... Nos últimos minutos, Piccini ia mostrando intranquilidade e o Vitória acreditando na possibilidade de fazer mossa ao clube de Alvalade. Pedro Pinto e João Amaral por pouco não fizeram o empate.

O segundo tempo mostrou melhor as diferenças entre as duas equipas. O Sporting dominou quase de princípio ao fim e colecionou oportunidades. Coates e Bruno Fernandes atiraram ao poste, Acuña ia fazendo um chapéu de 30 metros a Cristiano que se encontrava fora da baliza, Bas Dost preferiu passar a Bruno Fernandes em vez de rematar na carreira de tiro.

E como não marcou o Sporting deu esperanças ao Vitória de Setúbal e a José Couceiro que lançou Edinho aos 82 minutos. Fresco o internacional português recebeu um passe de Nuno Pinto, entrou na área isolado e foi carregado por Mathieu.

Na conversão, Rui Patrício voltou a não se mexer, como tinha acontecido na Luz com Jonas, e Edinho empatou com um remate certeiro para o lado esquerdo do guardião leonino.

O FC Porto assume a liderança da Liga, com 48 (18 jogos). Seguem-se Sporting, com 47 (em 19), e Benfica, com 43 (18).

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 1
FracoBom