Moçambola começou com empates, jogos adiados e um golaço de Kamo Kamo
Destaques - Desporto
Escrito por Adérito Caldeira  
Segunda, 05 Março 2018 07:18
Share/Save/Bookmark

O jovem Kamo Kamo em dia de estreia pelo Ferroviário de Maputo marcou este domingo(04) o primeiro golo do Campeonato nacional de futebol, na vitória sobre o 1º de Maio, prova que iniciou no passado sábado (03) com dois empates sem golos. Mas a 1ª jornada do Moçambola fica marcada pelo adiamento de três jogos devido a impossibilidade das equipas viajarem de avião.

O pontapé inicial, e oficial, foi dado no Chibuto onde os “Guerreiros” receberam o Desportivo de Nacala mas foram incapazes de rematar para a baliza e transformar em golo o domínio que tiveram na partida.

No primeiro clássico da temporada o Costa do Sol e o Maxaquene também não saíram do nulo.

O primeiro golo do Moçambola, e que golaço, acabou por ser marcado só no domingo (04) no estádio da Machava onde os “locomotivas” de Maputo receberam os “trabalhadores” de Quelimane.

Estavam jogados pouco mais de 1 minuto quando a mais jovem promessa do futebol nacional, Kamo Kamo, desceu pelo flanco direito, flectiu para o centro e armou um remate com o pé esquerdo que só parou no fundo das malhas.

Mas o experiente Liberty, no minuto 13, traduziu em golo o avassalador domínio dos anfitriões respondendo de cabeça a um cruzamento de Elias.

Depois do intervalo o Ferroviário mandava no jogo e Mário, lançado para o jogo, fez o 3 a 0 servido na área por Hermenegildo.

Vendo os seus avançados desperdiçarem ataque atrás de ataque Nélson Santos voltou a mexer na equipa mas acabou por perder o defesa Nelson que lesionou já com as substituições esgotadas.

Diante de apenas 10 jogadores os “quelimanenses” vieram com tudo ao ataque e no minuto 88, na sequência de um pontapé de canto, Alberto atirou para o golo de honra.

Jogos adiados devido a falta de combustível nas LAM

Na Matola um penálti transformado em golo por Telinho no minuto 57 valeu os primeiros 3 pontos para a Liga Desportiva de Maputo, que esta época é treinada por Akil Marcelino.

O campo do Ferroviário de Gondola, na província de Manica, recebeu a sua primeira partida de sempre do Moçambola mas nem a estreante Universidade Pedagógica de Manica assim como o regressado Grupo Desportivo Incomáti conseguiram abrir o marcador.

No entanto os jogos entre a União Desportiva do Songo e o Sporting Nampula, o Ferroviário de Nacala e o Textáfrica do Chimoio e Ferroviário de Nampula e o Ferroviário de Beira foram adiados para data a anunciar devido a impossibilidade das equipas voarem para a capital Norte assim como a cidade de Tete pois as Linhas Aéreas de Moçambique, a transportadora oficial do Campeonato, não tem combustível para os seus aviões.

Eis os resultados da 1ª jornada:

Clube do Chibuto 0-0 Desportivo de Nacala

Costa do Sol 0-0 Maxaquene

Ferroviário de Maputo 3-1 1º Maio Quelimane

Liga Desportiva 1- 0 ENH Vilanculo

Universidade Pedagógica de Manica 0-0 Grupo Desportivo Incomáti.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Domingo, 11 Março 2018 21:47
 
Avaliação: / 1
FracoBom