Moçambola 2019: bola já rola para manter moçambicanos alheados dos verdadeiros problemas de Moçambique
Destaques - Desporto
Escrito por Adérito Caldeira  
Terça, 30 Abril 2019 07:24
Share/Save/Bookmark

Depois da cerveja barata os moçambicanos, particularmente do sexo masculino, têm desde o passado sábado também futebol para os manter alheados dos verdadeiros problemas do nosso país que as Calamidades Naturais têm ironicamente ajudado a mostrar: falta de saneamento, inexistência de política de habitação e ordenamento territorial... entretanto o campeão iniciou a revalidação do título com uma quase goleada, no passado sábado (27), sobre o “fabris da Manga”. Mas o primeiro golo do Moçambola foi marcado, também na Beira, por Gervásio que não conseguiu evitar a derrota do regressado Desportivo de Maputo.

A passe de Infren, que deixou três oponentes nas covas e cruzou com conta peso e medida, Mário Sinamunda abriu o placar, que bem poderia ser denominado Nyusibola, tendo em conta os milhões que o Presidente drenou de outras prioridade do país para o futebol.

Depois do intervalo, no campo do Ferroviário da Beira, a União Desportiva do Songo aumentou a vantagem por Lau King, o avançado saiu do banco para fazer o 0-2, decorria o minuto 55, e sentenciou a vitória no minuto 71, aproveitando uma má saída do guarda-redes Valdemar.

Ainda no sábado, no estádio 25 de Junho em Nampula, o Ferroviário de de Nacala derrotou o histórico Desportivo de Maputo, regressado da divisão de honra. Os “alvi-negros” estiveram duas vezes na liderança mas viram os anfitriões virar o jogo. Gervásio no minuto 26 abriu o placar, e a lista de marcadores do campeonato nacional de futebol, mas antes do intervalo Malate repôs a igualdade.

Rodrigues, no minuto 68, deu nova vantagem a equipa de Artur Semedo que viu Cândido empatar, no minuto 87. Em tempo de compensação Danzione fez a reviravolta final.

Na Matola a Liga recebeu e venceu o Ferroviário de Maputo graças a um golo de Sonito, que cabeceou para o fundo das malhas um cruzamento perfeito de Cigano, que antes trocou às voltas os jogadores “locomotivas”.

Em  Xinavane o jovem avançado Jafete deu alegria aos adeptos ao fazer um hat-trick sobre o Ferroviário da Beira.

Eis os resultados da 1ª jornada:

Têxtil do Púnguè 0-3 União Desportiva do Songo

Ferroviário de Nacala 3-2 Desportivo de Maputo

Liga Desportiva de Maputo 1-0 Ferroviário de Maputo

Maxaquene 1-1 ENH de Vilankulo

Textáfrica de Chimoio 2-1 Clube do Chibuto

Ferroviário de Nampula 1-1 Desportivo de Nacala

Incomati de Xinavane 3-1 Ferroviário de Beira

Entretanto, devido ao ciclone Kenneth que ditou o cancelamento de vários voos da companhia de bandeira nacional e ainda causou estragos nas habitações de jogadores e dirigentes do representante da Província de Cabo Delgado, ficou adiado para data oportuna a partida entre o Baía de Pemba e o Costa do Sol.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Terça, 30 Abril 2019 08:07
 
Avaliação: / 1
FracoBom