“Ferroviárias” de Maputo mantém reinado no basquetebol feminino pelo 6º ano consecutivo
Destaques - Desporto
Escrito por Redação  
Segunda, 01 Julho 2019 22:17
Share/Save/Bookmark

Foto da página do facebook do Ferroviário de MaputoAs “ferroviárias” de Maputo mantiveram o seu reinado no basquetebol sénior feminino de Moçambique pelo sexto ano consecutivo derrotando o Costa do Sol em duas das três partidas da final que revelaram uma nova estrela: Delma Zita.

Embora o nacional tenha sido reforçado pelas equipas de Mucopelinhas, representando a Província de Nampula, Dream team, da Província de Cabo Delgado, e o Clube de Desportos Municipal da Beira, representando a Província de Sofala juntamente com o Ferroviário local, o Ferroviário de Maputo continua sem adversárias à altura.

Em mais uma final contra o Costa do Sol, a quinta consecutiva, as meninas treinadas por Leonel Manhique venceram o 1º jogo da final, na sexta-feira (28), por 40 a 60 pontos.

Depois de um período inicial equilibrado e que terminou 9 a 12 pontos, as “ferroviárias” começaram a dilatar a vantagem, saíram para o descanso a vencer por 22 a 34 pontos, e no 3º período sentenciaram a partida por 33 a 48 pontos.

No sábado (29) as “canarinhas” voltaram para a quadra do pavilhão do Maxaquene para adiar a decisão, perderam o 1º período pela margem mínima, 18 a 16 pontos, e mantiveram a desvantagem de 2 pontos até ao intervalo, 28 a 26 pontos.

Mas depois faltaram opções a Deolinda Ngulela que viu o Ferroviário a distanciar-se, abrir uma vantagem de 14 pontos e entrar para o derradeiro período a vencer por 44 a 32 pontos.

O Costa do Sol ainda tentou reagir, Elisabeth Pereira abriu o placar com uma “bomba”, mas o Ferroviário não deu chances e assegurou a manutenção do título vencendo por 59 a 45 pontos.

Para além da experiência das campeãs africanas em clubes - Anabela Cossa, continua com a mão quente e renovou o título de melhor triplista nacional, Odélia Mafanela, melhor marcadora do campeonato, e Ingvild Mucauro - o Ferroviário de Maputo mostrou jovens promessas para o basquetebol nacional tendo uma delas sido eleita a Jogadora Mais Valiosa: Delma Zita.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom