O Instituto Nacional de Meteorologia prevê o seguinte estado do tempo para esta sexta-feira (21) em Moçambique:

 

Foto de Adérito CaldeiraEm plena guerra comercial entre os Estados Unidos da América (EUA) e a China a capital moçambicana tornou-se nesta quarta-feira (19) no epicentro dos negócios entre os EUA e África. Num centro de conferencias construído e gerido por chineses, que no ano passado disponibilizaram 60 biliões de dólares para serem investidos no nosso continente, o Presidente Filipe Nyusi avisou: “Espero que os americanos saibam que quem chega primeiro em Moçambique e em África será o primeiro a sair”.

 

Como era previsível o Banco de Moçambique (BM) animou-se com a Decisão Final de Investimento rubricada pelo Governo e a Anadarko e decidiu, nesta quarta-feira (19), reduzir a taxa MIMO e as taxas FPD e FPC pela primeira vez desde Dezembro de 2018.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê o seguinte estado do tempo para esta quinta-feira (20) em Moçambique:

 

Moçambique identifica-se com os ideais do Relatório da Comissão Global sobre o “Futuro do Trabalho”, que contém recomendações, que servirão de inspiração na formulação de agendas globais, continentais, regionais e nacionais com vista à universalização do trabalho digno e dos princípios e direitos fundamentais no trabalho.

 

O Standard Bank abriu, na terça-feira, 18 de Junho, uma agência no povoado de Mangungumete, no distrito de Inhassoro, província de Inhambane, tornando-se, assim, no primeiro banco a instalar-se naquela comunidade.

 

A Decisão Final de Investimento (DFI) para a exploração de gás natural na bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, anunciada recentemente, pelo consórcio liderado pela petrolífera Anadarko pode contribuir para a melhoria da disponibilidade de moeda externa no mercado doméstico e para a redução dos riscos de inflação.

 

A AGRA (Aliança para Revolução Verde em África) e a Gapi lançaram, no passado dia 13 de Junho corrente, em Quelimane, um projecto que visa o relançamento da cadeia de valor do arroz, através do fortalecimento da produção e das ligações com o mercado, numa acção que, durante os três anos, envolverá mais de 100 mil pequenos produtores, de cinco distritos da província da Zambézia.

 

Foto da Presidência da República“Hoje damos um passo real para o progresso de todos os moçambicanos e das gerações vindouras” afirmou nesta terça-feira (18) o Presidente Filipe Nyusi, após testemunhar a assinatura da Decisão Final de Investimento (DFI) entre o ministro dos Recursos Minerais e Energia e o CEO da Anadarko, que lidera o Consórcio que vai investir 22 biliões de Dólares em Moçambique. O deputado do MDM Lutero Simango foi o único representante dos partidos de oposição num evento onde também faltou a música moçambicana.

 

O Governo de Filipe Nyusi continua incapaz de registar todos os imóveis do Estado, “no exercício económico de 2018, em relação aos imóveis foram identificados 77 e registados a favor do Estado 193”, continuam por registar 24.073 imóveis.

 

A Comissão Permanente da Assembleia da República autorizou o Presidente Filipe Nyusi a realizar a sua 2ª visita de Estado à Portugal no início de Julho.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê o seguinte estado do tempo para esta quarta-feira (19) em Moçambique: