Daphne Caruana Galizia, a jornalista investigativa mais conhecida de Malta, foi morta nesta segunda-feira quando uma forte bomba explodiu seu carro, informou a polícia, em um caso que chocou a pequena ilha do Mediterrâneo.

 

Pelo menos 36 pessoas morreram nos incêndios que afetam desde domingo o centro e norte de Portugal, segundo um balanço atualizado pela porta-voz da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Patrícia Gaspar.

 

Mais de 300 pessoas morreram devido a dois atentados com caminhões-bomba em Mogadíscio, disse uma autoridade da Somália nesta segunda-feira, enquanto moradores lotavam os hospitais em busca de amigos e parentes atingidos pelo pior ataque cometido no país em uma década.

 

Moçambique deve, até 2030, assegurar a educação inclusiva, equitativa, de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem para todas as crianças, no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e de outros instrumentos que subscreveu para o efeito. Contudo, o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) reconhece que, não obstante os esforços empreendidos pelo Governo nesse sentido, o acesso esse tipo instrução ainda está aquém do desejado, mormente a de alunos com necessidades educativas especiais.

 

Uma jovem de 25 anos de idade foi encontrada sem vida e sem os órgãos genitais, na manhã de segunda-feira (16), no município da Matola, província de Maputo, e presume-se que antes de ser assassinada os malfeitores abusaram sexualmente dela.

 

Um cidadão morreu vítima da justiça pelas próprias mãos promovida por um grupo de populares do bairro da Munhava, o mais populoso da cidade da Beira, província de Sofala. O malogrado, que aos olhos dos protagonistas do acto era um ladrão, foi supostamente surpreendido a tentar assaltar um casal, na madrugada de segunda-feira (16).

 

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê o seguinte estado do tempo para esta terça-feira(17) em Moçambique:

 

O Instituto Nacional de Meteorologia(INAM) prevê a ocorrência de vaga de calor caracterizado por temperaturas que variam de 35 a 44 graus celsius, entre esta segunda-feira(16) e quinta-feira(19), nas nas províncias de Gaza, Inhambane, Sofala, Manica, Zambézia e Tete.

 

A Organização dos Trabalhadores de Moçambique-Central Sindical (OTM-CS) alega que os funcionários são perseguidos pelo patronato e este demite e/ou expulsa os dirigentes sindicais que defendem os interesses dos trabalhadores em caso de violação das mais elementares regras de trabalho e acusa o Governo de nada fazer para travar a situação.

 

O presidente da Assembleia Municipal de Sussundenga, na província de Manica, encontra-se a contas com a Polícia da República de Moçambique (PRM), desde a semana finda, acusado de roubo de dois milhões de meticais pertencentes à instituição a que está afecta.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê o seguinte estado do tempo para este domingo:

 

Foto de Fim de SemanaA Odebrecht Moçambique ofereceu, na sexta-feira, 13 de Outubro, em Maputo, à Universidade Politécnica e ao Instituto Superior de Ciências e Gestão (INSCIG), mais de 500 livros académicos, para enriquecer o acervo das bibliotecas daquelas instituições de ensino superior.