O Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional (MCTESTP) transformou mais dez escolas básicas em institutos de formação profissional na sequência da entrada da nova Lei do Sistema Nacional de Educação em Moçambique.

 

Tomam posse nesta sexta-feira (17) os 794 cidadãos eleitos para as Assembleias Provinciais de Moçambique no pleito de 15 de Outubro passado. O partido Frelimo obteve a maioria dos mandatos nas dez províncias e vai indicar os respectivos Governadores.

 

O registo de mais oito vítimas mortais na Província do Niassa e de mais duas na Zambézia elevou para 45 os óbitos desde que a época chuvosa iniciou em Outubro último em Moçambique.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a continuação de ocorrência de chuvas moderadas a fortes (30 a 50 milímetros em 24 horas) localmente fortes (mais de 50 milímetros em 24 horas), que podem ser acompanhadas de trovoadas e ventos com rajadas nas províncias de Niassa (principalmente nos distritos de Mavago, Mecula, Macossa, Marrupa, Nipepe, Mahua e Majune); Cabo Delgado (principalmente nos distritos de Nangade, Montepuez, Namuno, Balama, Meluco e Ancuabe); Nampula (principalmente nos distritos de Malema, Larde e Moma); Zambézia (Em quase todos os distritos); Tete (principalmente nos distritos de Doa e Mutarara); Manica (principalmente nos distritos de Tambara, Bárue, Guro, Gondola e Macossa); Sofala (principalmente nos distritos de Chemba, Caia, Marromeu, Cheringoma, Dondo, Muanza, Gorongosa e cidade da Beira); Inhambane (principalmente no distrito de Funhalouro); e Gaza (principalmente nos distritos de Mapai, Chigubo, Mabalane e Chicualacuala).

 

Foto da Presidencia da RepúblicaFilipe Nyusi declarou nesta quarta-feira (15) que “a Presidência da República não é um cargo partidário” e anunciou que o seu próximo Executivo terá 60 por cento de “novas caras”, além disso “o indicador de equilíbrio do género dentro do governo continuará a melhorar e neste ciclo a média etária dos governantes tenderá a rejuvenescer”.

 

Foto da Presidencia da RepúblicaDurante o discurso vazio e pouco inspirador de investidura para o seu 2º mandato como Presidente da República, Filipe Nyusi anunciou a eliminação da “taxa cobrada para os requerentes de novas ligações” eléctricas. Mas o @Verdade apurou que Moçambique não tem energia suficiente para responder à procura nacional.

 

Foto da Presidencia da RepúblicaO Presidente Filipe Nyusi vangloriou-se, após jurar “respeitar e fazer respeitar a Constituição”, do pagamento das dívidas inconstitucionais e ilegais da EMATUM, “melhorou a classificação da economia de Moçambique”, afirmou nesta quarta-feira (15).

 

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê o seguinte estado do tempo para esta quinta-feira (16) em Moçambique:

 

Foto de Adérito CaldeiraEmbora o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano pretenda contratar para o Ano Lectivo de 2020 pelo menos 1.299 novos professores as salas do ensino secundário continuarão lotadas havendo turmas com mais de cem estudantes nas províncias da Zambézia e Nampula. “A nossa expectiva é que as turmas sejam de 50 alunos, mas isto é impossível em determinadas regiões” explicou ao @Verdade o director do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação.

 

Na véspera da investidura de Filipe Nyusi para um 2º mandato como Presidente da República a moeda moçambicana voltou a desvaloriza-se e foi vendido perto dos 63 meticais por dólar nesta terça-feira (14).

 

Pelo menos 12 pessoas faleceram durante a semana passada na Províncias de Gaza em diferentes acidentes de viação que causaram mais de 30 feridos.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê o seguinte estado do tempo para esta quarta-feira (15), dia da investidura de Filipe Nyusi para um 2º mandato como Presidente de Moçambique: