O Instituto Nacional de Meteorologia prevê o seguinte estado do tempo para esta quarta-feira (15) em Moçambique:

 

Pelo menos duas pessoas morreram e uma está desaparecida nas Filipinas pelaspor causa das inundações que afetam mais de um milhão de pessoas com a passagem da tempestade tropical Yagi, informaram nesta segunda-feira as autoridades locais.

 

As autoridades da Indonésia elevaram nesta segunda-feira para 436 o número de mortos e deixou o de pessoas deslocadas em 352.793 pelo terremoto de magnitude 6,9 que atingiu a ilha de Lombok em 5 de Agosto.

 

Pelo menos 40 pessoas foram mortas por forças paramilitares no leste da Etiópia durante o final de semana, disse uma autoridade regional de alto escalão nesta segunda-feira, o episódio de violência mais recente provocado por divisões étnicas.

 

Um incêndio num hospital em Taiwan na madrugada desta segunda-feira deixou 9 mortos e 15 feridos, e uma investigação foi iniciada para determinar a causa do fogo, disseram autoridades.

 

O responsável de uma mesa de voto na segunda volta das eleições presidenciais de domingo no Mali foi morto, no mesmo dia, por homens armados, suspeitando-se de um ataque extremista, anunciaram fontes segurança.

 

Foto de Fim de SemanaA Fundação para o Desenvolvimento da Biodiversidade (BIOFUND), contando com parceria da Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação (FUNDE), organizarou, recentemente, na cidade de Inhambane, a quarta edição da “Exposição sobre a Biodiversidade Itinerante: A Cultura da Conservação e o Desenvolvimento Sustentável”.

 

Quinze países da Associação de Advogados da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) discutem em Maputo, de 16 a 17 de Agosto em curso, questões de interesse comum, vão também partilhar as melhores práticas adoptadas por cada um deles com vista a melhorar a relação entre si e trocar ideias e experiências, segundo a Ordem dos Advogados de Moçambique (OAM).

 

A Liga Desportiva de Maputo, que venceu o Desportivo de Nacala, o Ferroviário de Nampula, que derrotou o Incomáti, e a União Desportiva do Songo, que somou mais uma vitória em acerto de calendário, encurtaram durante o fim-de-semana a desvantagem que tinham para o líder do Campeonato nacional de futebol que só entra em campo na quarta-feira.

 

Samora Machel Júnior rebentou as coleiras e deu um exemplo de desmame da Frelimo, partido no poder e no qual nasceu e se tornou homem, o que é susceptível de marcar a cisão entre si e o mesmo. Coragem ou indisciplina partidária? O certo é que ele vai candidatar-se à presidência do município de Maputo, nas eleições autárquicas de 10 de Outubro deste ano, pela Associação Juvenil para o Desenvolvimento de Moçambique (AJUDEM). O expediente para o efeito foi submetido na segunda-feira (13) à Comissão Nacional de Eleições (CNE).

 

Foto de Emildo SamboO Hospital Central de Maputo (HCM) antevê momentos de agitação nos serviços de urgência na época do ano quente que se avizinha e, consequentemente, um aumento de doenças tais como a malária e as diarreias. Para evitar afluência desmedida e lufa-lufa nos corredores de diferentes departamentos da maior unidade sanitária do país, apela para a observância de medidas de prevenção, ao mesmo tempo que assegura já estarem criadas as condições para lidar com eventuais casos.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê o seguinte estado do tempo para esta terça-feira (14) em Moçambique: