O Standard Bank inaugurou, na terça-feira, 23 de Abril, a agência Filial de Nampula, uma infraestrutura moderna, equipada com tecnologia de ponta, reforçando deste modo a sua presença na cidade de Nampula.

 

Foto de Fim de SemanaA empresa Águas da Região de Maputo (AdeM) está a levar a cabo, desde o princípio do ano, uma campanha de desactivação e remoção de ligações clandestinas e irregulares nas cidades de Maputo, Matola e no distrito de Boane.

 

O Governo alargou o Alerta Vermelho que vigora na Região Centro desde meados de Abril para o Norte de Moçambique que a partir desta quinta-feira (25) sentirá os ventos fortes e chuvas intensas do Ciclone Tropical Kenneth que poderá fustigar mais de 680 mil cidadãos nas províncias de Cabo Delgado e Nampula.

 

O partido Renamo sugeriu a PGR processar o partido no poder em Moçambique por corrupção. “Já que os corruptos envolvidos nestas dívidas, e não só, são todos da Frelimo e mais do que isso declaram que roubaram a mando e para financiar o partido Frelimo porque não instaurar um processo contra esta organização”, declarou o deputado Ivan Mazanga após a PGR apresentar o seu Informe ao Parlamento.

 

Foto de Adérito CaldeiraEnquanto o Sindicato Nacional de Jornalistas está empenhado em “limpar a escória”, a Liberdade de Imprensa continuar a piorar em Moçambique devido as tentativas do Governo “evitar a cobertura da insurreição islâmica” em Cabo Delgado e a perspectiva de revisão das taxas de licenciamento dos medias. Desde que Filipe Nyusi é Presidente o nosso país já regrediu 18 posições no ranking da organização internacional Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

 

A tempestade tropical severa que está no Canal de Moçambique tornou-se mais forte “e evoluiu atingindo o estagio de ciclone tropical de categoria 3, com projecções de evoluir para ciclone tropical intenso, categoria 4 nesta quinta-feira (25)”, indica o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) que reviu o local de entrada no continente para a região entre os distritos de Mocímboa da Praia e Macomia durante a tarde de quinta-feira (25) trazendo chuvas intensas (acima de 100 mm/24h), acompanhadas de trovoadas fortes e ventos fortes (na ordem de 120 a 140 km/h, com rajadas até 160 km/h)

 

Foto da ENHO projecto de canalização de gás natural para o uso doméstico nas cozinhas da Cidade e Província de Maputo não tem viabilidade. A rede de distribuição instalada há mais de 4 anos com um custo de 38,2 milhões de Dólares serve cerca de duas dezenas de consumidores industriais.

 

Pelo menos 21 pessoas morreram durante a semana da Páscoa em 20 acidentes de viação registados em Moçambique, os mais sangrentos aconteceram durante o fim-de-semana longo.

 

Amade Abubacar e Germano Daniel Adriano detidos pelas Forças de Defesa e Segurança, há mais de 3 meses na Província de Cabo Delgado, foram nesta terça-feira (23) restituídos à liberdade sob Termo de Identidade e Residência, à tempo da Informação que a PGR vai prestar ao Parlamento. Os jornalistas da Rádio e Televisão de Macomia são acusados de violação de segredo de Estado por reportarem o terrorismo que se vive no Norte de Moçambique.

 

A Incubadora de Negócios do Standard Bank acolhe, na próxima sexta-feira, 26 de Abril, em Maputo, a oitava edição da iniciativa Lioness Lean in Breakfast, que tem por objectivo a partilha de experiências entre empreendedoras moçambicanas já estabelecidas, bem como a criação de redes de contacto entre as participantes.

 

A tempestade tropical moderada Kenneth continua em direcção a costa da Província de Cabo Delgado onde deverá entrar pelo Distrito de Palma na quinta-feira (25), no entanto a partir da tarde de quarta-feira (24) o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê que comece a influenciar o estado do tempo no Norte de Moçambique com chuvas intensas (acima de 100 mm/24h), acompanhadas de trovoadas fortes e ventos fortes da ordem de 80 a 130 km/h que deverão ser sentidas nos distritos de Nacala, Memba, Erati, Namapa, Ilha de Moçambique, Mussoril e Monapo. No Canal de Moçambique o mau tempo deverá originar maior agitação do estado do mar e redução da visibilidade devido a chuva.

 

A PGR vai revelar no Parlamento que devido a ataques cibernéticos a reputação dos endereços do Governo de Moçambique ficaram manchados na internet. O Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE) precisou ao @Verdade que cinco instituições do Governo sofreram ataques cibernéticos em 2018, porém o e-sistafe não sofreu qualquer tipo de ataque.