Escrito por Emildo Sambo  
Segunda, 15 Janeiro 2018 07:54
Share/Save/Bookmark

A Human Rights Watch (HRW) veio a público, na passada sexta-feira (12), dizer que as Forças de Defesa e Segurança (FDS) de Moçambique e os guerrilheiros do maior partido da oposição, a Renamo, realizaram várias atrocidades e maus-tratos à população das províncias de Manica, Sofala, Tete e da Zambézia, de tal sorte que esta se viu forçada a abandonar as suas comunidades. Esta é a mesma posição a que chegou a Amnistia Internacional (AI), no princípio de 2017, e pediu, também, responsabilização dos protagonistas de tais actos descritos como um atentado aos mais elementares princípios de direitos humanos.

O documento, intitulado «“O Próximo a Morrer”: Abusos das Forças de Segurança do Estado e da Renamo em Moçambique», foi divulgado em Maputo e diz respeito ao período de Novembro de 2015 a Dezembro de 2016.

Segundo a organização internacional, as FDS perpetraram violações que levaram ao desaparecimento forçados de algumas pessoas, detenções arbitrárias, abusos de gente que estava sob sua custódia e destruição de propriedade alheias, enquanto a Renamo é acusada de promover assassinato de políticos, ataques aos transportes públicos de passageiros e aos centros de saúde.

Baseando-se em dados fornecidos pelo Governo moçambicano – este que nega a autoria de sevícias e desmandos imputados às FDS –, a HRW indica que 43 pessoas morreram e 143 ficaram feridas durante o conflito militar que cessou com a decretação de tréguas, primeiro em 2016, e depois, por tempo indeterminado, em 2017.

A guerra, ainda hoje usada como mote das negociações em curso entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama – depois de fracassadas tentativas de se uso intermediários e/ou mandatários – resultou do facto de o maior partido da oposição no país não ter aceite os resultados das eleições gerais de 2014. Por via disso, exigiu governar em seis províncias onde reivindica vitória.

De acordo com o relatório da HRW, as forças governamentais “detiveram arbitrariamente indivíduos que suspeitavam pertencerem ou apoiarem a Renamo ou o seu grupo armado e espancaram os detidos. Em vários casos, as casas e os bens dos detidos foram incendiados ou destruídos. Vários funcionários e activistas da Renamo foram assassinados ou vítimas de tentativas de assassinato por agressores não identificados”.

Já o grupo armado da Renamo também realizou emboscadas e ataques de atirador a transportes públicos, principalmente na Estrada Nacional número um (EN1) nas províncias de Manica e Sofala.

Confrontado com esta situação, Afonso Dhlakama admitiu ter dado ordens para atacar autocarros públicos que afirmou estarem a transportar soldados secretamente, diz o documento, acrescentando, porém, que a Renamo rejeitou o assassinato a políticos e alegou tratar-se de "propaganda" do partido no poder.

“Em resposta às questões da Human Rights Watch, a Renamo forneceu uma lista com 306 nomes de membros do partido que foram alegadamente atacados ou assassinados pelas forças governamentais entre Março de 2015 e Dezembro de 2016”.

Por sua vez, “o Governo moçambicano não investigou adequadamente os alegados abusos documentados no relatório. Vítimas e testemunhas dos abusos do governo contaram à Human Rights Watch que nunca foram contactadas pelas autoridades, nem tampouco foram informadas sobre as investigações. O gabinete do Presidente [Filipe Nyusi] não respondeu à pergunta da Human Rights Watch sobre o estado das investigações”.

O organismo internacional considera haver impunidade em relação a este assunto e isso é “algo que prevalece em Moçambique e encoraja o cometimento de novos abusos”.

O documento elenca recomendações para o Governo e Parlamento moçambicanos, a Renamo, a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (CDAA) e os doadores internacionais no sentido de encetarem esforços para levar os mentores de tais actos à barra da justiça e devolver a esperança que há algum tempo desvaneceu das vítimas e/ou dos seus familiares.

Comentários   

 
0 #144 Alphonse 21-05-2018 07:48
Great blog right here! Additionally your web site a lot up very fast!
What web hoat are you using? Cann I am getting your affiliate link on your host?

I wish my website loaded up as quickly as yours lol

My bblog :: long Eyelashes: https://bit.ly/2Is2FRs
Citar
 
 
0 #145 Cathryn 21-05-2018 08:14
Hello! Quick qusstion that's entirely off topic. Do you know how to make your
site mobile friendly? My blog looks weir when broiwsing from my iphone 4.
I'm trying to find a theme or plugin that might be able to resolve this issue.
If you have any suggestions, please share. With thanks!

Have a look aat my website - Grow
faster: https://bit.ly/2Is2FRs
Citar
 
 
0 #146 Chastity 21-05-2018 11:37
When I originally commented I appear to have
clicked on the -Notify me when new comments are added- checkbox and from now on every
time a comment is added I get four emails with the
exact same comment. Is there a waay you can remove me from that service?
Appreciate it!

Also visit my blog; Eyelashes Ticker: https://bit.ly/2Is2FRs
Citar
 
 
0 #147 Margo 21-05-2018 13:01
What's up, I read your new stuff like every week.
Your humoristic style is awesome, keep doing what
you're doing!

Review my web blog Eye Lashes: https://bit.ly/2Is2FRs
Citar
 
 
0 #148 Christopher 21-05-2018 13:58
It is not my fifst time tto go to see this web site, i am browsing this web page dailly annd obtain fastidious information from here every day.


Also visit my page Eyelashes Growth: https://bit.ly/2Is2FRs
Citar
 
 
0 #149 Huey 21-05-2018 17:11
Hi there! This post couldn't be written much better! Going through thiis article reminds me of
my previous roommate! He continually ket tslking about this.
I most certainly will forward this information to him.

Pretty sure he'll have a very good read.
I appreciate you for sharing!

myweblog :: Grow faster: https://bit.ly/2Is2FRs
Citar
 
 
0 #150 Whitney 21-05-2018 21:49
Link exchange is nothing else but it is simply placing the other person's weblog linnk on your page at suitable place and other
person will also do same in support of you.



My blpog post - Eyelashes: https://bit.ly/2Is2FRs
Citar
 
 
0 #151 Cecilia 22-05-2018 00:34
Hmm is anyone else having problems with the pictures on this blog
loading? I'm trying to find out if its a problem on myy end
or if it's the blog. Any feed-back would be greatly
appreciated.

Visit myy blog post; Long Eyelashes: https://bit.ly/2Is2FRs
Citar
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 2
FracoBom