Escrito por Emildo Sambo  
Sexta, 15 Junho 2018 08:07
Share/Save/Bookmark

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) juntou na quinta-feira (14) os representantes dos partidos para alertá-los que inicia esta sexta-feira (15), até 29 de Junho em curso, a inscrição de partidos políticos, coligações de formações políticas e grupos de cidadãos interessados em concorrer nas quintas eleições autárquicas, marcadas para 10 de Outubro próximo, bem como explicá-los sobre as alterações feitas no calendário eleitoral e colocá-los a par dos procedimentos a seguir para a inscrição dos proponentes e apresentação de candidaturas.

A inscrição dos partidos políticos, coligações de formações políticas e grupos de cidadãos eleitores é um processo de manifestação de vontade para participação nas eleições autárquicas, e visa assegurar que, por via disso, os interessados possam, posteriormente, se candidatar.

Por outras palavras, só poderá se candidatar às eleições quem estiver inscrito até o próximo dia 29 Junho. O processo decorre em simultâneo com a indicação dos mandatários dos proponentes e sua credenciação.

O número definitivo de cidadãos inscritos durante o recenseamento eleitoral que decorreu de 19 de Março a 17 de Maio passados, será tornado público até próxima semana, garantiu o director-geral do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), Felisberto Naife.

Divulgado esse número, serão, por conseguinte, conhecidos os assentos nas assembleias municipais. Ora, o STAE está a verificar os dados sistematizados com vista a submetê-los à aprovação pela CNE.

Neste contexto, e nos termos do calendário do sufrágio eleitoral, a apresentação de candidaturas às eleições autárquicas pelos partidos políticos, coligações de formações políticas e grupos de cidadãos terá lugar de 05 a 27 de Julho, período durante o qual será igualmente feita a verificação de processos individuais.

No encontro, a CNE manifestou a disponibilidade de assessorá-los sobre quaisquer questões relativas ao processo que já agita o órgão de administração eleitoral.

Abdul Carimo, presidente daquela entidade do Estado, apelou para o envolvimento dos partidos na disseminação do processo eleitoral para uma maior participação dos cidadãos.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom