Escrito por Emildo Sambo  
Sexta, 23 Novembro 2018 08:46
Share/Save/Bookmark

O coordenador da Comissão Política Nacional da Renamo, Ossufo Momade, suspendeu o mandato de deputado, disse aos parlamentares, na quinta-feira (22), a presidente da Assembleia da República (AR), Verónica Macamo.

O assento do general, que desde Maio último é líder interino da “perdiz”, na sequência da morte de Afonso Dhlakama, foi ocupado pela deputada Essa Misé Ussene.

Segundo Verónica Macamo, Ossufo Momade, do ciclo eleitoral de Nampula, suspendeu o mandato nos termos da alínea c) do no. 1, artigo no. 3 do Estatuto de Segurança e Providência do Deputado, aprovado pela Lei no. 31/2014, de 30 de Dezembro.

Desde Junho deste ano que o coordenador da Renamo não assistia às sessões parlamentares porque dirige o partido a partir das matas da Serra de Gorongosa, província de Sofala.

A sua permanência em Gorongosa foi decidida na quinta sessão extraordinária do partido, para “permitir maior coordenação das actividades do partido.”

A Renamo vive actualmente a pressão de ter de escolher o sucessor de Afonso Dhlakama antes do início das candidaturas para as eleições gerais de 2019.

Há dias, o partido anunciou que ainda este mês terá lugar a reunião do Conselho Nacional, na qual será marcada a data da realização do congresso. Neste, será escolhido o novo presidente.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom