Escrito por Emildo Sambo   
Quarta, 13 Dezembro 2017 08:49

As multas aplicadas aos agentes económicos por prática de diversas irregularidades, algumas das quais colocam em perigo a saúde dos consumidores, não estão a ser devidamente cobradas, em parte por incapacidade da própria Inspecção Nacional de Actividades Económicas (INAE), que alega que a dificuldade prende-se com a falta de um sistema informático que lhe permite efectuar o registo dos devedores e pagadores. A entidade acusa, também, os agentes económicos de não levarem a sério que as multas devem ser pagas.

Actualizado em Sábado, 16 Dezembro 2017 07:38
 
Escrito por Emildo Sambo   
Terça, 12 Dezembro 2017 07:27

Os desmandos protagonizados pelos agentes económicos e/ou proprietários de alguns supermercados e estabelecimentos comerciais continuam arrepiantes e reúnem todas as condições para colocar a saúde dos moçambicanos pode estar em perigo. Segundo a inspectora-geral da Inspecção Nacional de Actividades Económicas (INAE), Rita Freitas, os problemas de higiene e limpezas, por exemplo, fazem-se sentir igualmente nos estabelecimentos comerciais que funcionam nos aeroportos do país, onde se esperava que a situação fosse saudável.

Actualizado em Quarta, 13 Dezembro 2017 09:05
 
Escrito por Adérito Caldeira   
Segunda, 04 Dezembro 2017 08:29

O Instituto de Cereais de Moçambique(ICM) tem 6 milhões de dólares norte-americanos para usar como fiador das indústrias privadas de agro-processamento e pequenos agentes de comercialização que enfrentam dificuldades financeiras para adquirirem todo o milho produzido na recente campanha agrícola. “(...)Nós pagamos ao produtor que fornece à indústria que processa e tem 45 a 60 dias para fazer o reembolso” revelou ao @Verdade o diretor-geral da instituição, João Macaringue.

Actualizado em Terça, 12 Dezembro 2017 07:55
 
Escrito por Emildo Sambo   
Terça, 12 Dezembro 2017 07:28

Há cada vez mais produtos falsificados colocados à venda nos mercados moçambicanos, em particular na cidade de Maputo. Os mesmos vão desde produtos alimentares, passar por bens de consumo, até aos artigos de escritório. A Inspecção Nacional de Actividades Económicas (INAE) diz que está a fazer o trabalho que lhe compete com vista a travar este tipo de desmando, mas a situação é preocupante e, algumas vezes, tem enfrentado dificuldades para impor a ordem.

Actualizado em Quinta, 14 Dezembro 2017 12:51
 
Escrito por Adérito Caldeira   
Sexta, 24 Novembro 2017 08:11

Os bancos comerciais, salvo o Standard Bank e o Moza Banco, ignoraram a recente redução das taxas directoras do Banco de Moçambique(BM) e deixaram altos os seus spreads para o mês de Dezembro. Contudo a redução da “Prime Rate” poderá começar a minimizar as insuportáveis suas taxas de juro que têm gerado grandes margens financeiras para os banqueiros.

Actualizado em Quarta, 29 Novembro 2017 07:39
 
Escrito por Adérito Caldeira   
Quarta, 22 Novembro 2017 08:00

Equipamentos, material de trabalho e imóveis da empresa MATAMA - Matadouro da Manhiça, S.A., foram penhorados por ordem do Tribunal para o pagamento de dívidas à banca. Entre os bens executados está um matadouro industrial inaugurado em Junho do ano passado pelo Presidente Filipe Nyusi. A Acção judicial deixou apreensivos vários investidores pois a empresa está cotada na Bolsa de Valores de Moçambique(BVM), instituição que não respondeu aos pedidos de esclarecimentos enviados pelo @Verdade.

Actualizado em Quinta, 23 Novembro 2017 07:26
 
Escrito por Adérito Caldeira   
Terça, 14 Novembro 2017 08:09

O Governo vai agravar o Imposto sobre Consumos Específicos(ICE) de aguardente de vinho, uísque, rum, gin, voldka, licores e outras bebidas espirituosas a partir do próximo ano. Paradoxalmente este aumento vai incidir sobre bebidas alcoólicas cujo custo encareceu com a selagem obrigatória, que voltou a ser adiada para as Cervejas de Moçambique.

Actualizado em Quinta, 16 Novembro 2017 15:18
 
Escrito por www.fimdesemana.co.mz   
Quarta, 13 Dezembro 2017 09:00

O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) deu início, na segunda-feira, dia 12, a nível de todo o País, à divulgação, junto dos parceiros sociais, dos utentes do Sistema e de funcionários da instituição, do novo Regulamento de Segurança Social Obrigatória, aprovado pelo Decreto nº 51/2017, de 9 de Outubro, que introduz inovações significativas no Sistema, cuja entrada em vigor está prevista para 8 de Janeiro de 2018.

 
Escrito por www.fimdesemana.co.mz   
Sexta, 15 Dezembro 2017 09:07

Mais de quinhentos delegados, entre inovadores e investidores, participaram na quinta-feira, 14 de Dezembro, na terceira cimeira anual do Seedstars Africa, o maior encontro de startups do continente e que tem como objectivo discutir sobre inovações tecnológicas e ideias de negócios.

 
Escrito por www.fimdesemana.co.mz   
Sexta, 15 Dezembro 2017 09:05

Os órgãos e as instituições do Estado deverão, à luz da Lei do Direito à Informação, e mediante pedido urgente, disponibilizar aos jornalistas, no mais curto espaço de tempo, isto é, em menos de 21 dias, informação de relevante interesse público, sob pena de os agentes responderem, disciplinarmente, se for comprovado que agiram de forma negligente, alertou o jurista e jornalista Leandro Paul, na conferência nacional “Desafios e Harmonização dos Mecanismos de Informação de Interesse Público”, ocorrida quinta-feira, dia 14, em Maputo, organizada pelo Centro Nacional de Documentação e Informação de Moçambique - CEDIMO e o MISA – Moçambique.

 
Escrito por www.fimdesemana.co.mz   
Sexta, 15 Dezembro 2017 08:51

A direcção executiva do Instituto de Directores de Moçambique (IODmz) faz um balanço positivo do plano de actividades do ano 2016, projectando boas perspectivas para 2018.

 
Início Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte Final

Pág. 1 de 69