Escrito por Júlio Paulino   
Sexta, 18 Agosto 2017 08:42

Mais de mil residentes do povoado do Quiriquige, no distrito de Angoche, província de Nampula, vivem em condições precárias. A actividade piscatória de que depende para sobreviver, há bastante tempo que já não rende o suficiente para o efeito. Há falta de um pouco de tudo, desde escolas, passar pelas unidades sanitárias, até desembocar na carência de água potável e mercados.

 
Escrito por Júlio Paulino   
Quinta, 17 Agosto 2017 08:14

O Hospital Rural de Moma, a sul da província de Nampula, está desprovido de meios circulantes, com destaque ambulância para a transferência de pacientes para outras unidades sanitárias. O facto já custou a vida de pelo menos uma pessoa de um posto administrativo com carro parqueado para o transporte de doentes, mas não circula supostamente por falta de motorista.

Actualizado em Quinta, 17 Agosto 2017 09:31
 
Escrito por Emildo Sambo   
Terça, 15 Agosto 2017 08:17

Cinco toneladas de açúcar, das quais uma parte considerada imprópria para o consumo humano, foram retiradas de alguns estabelecimentos comerciais e confiscadas pela Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE), nas primeiras duas semanas de Agosto corrente, na cidade e província de Maputo.

 
Escrito por Emildo Sambo   
Sexta, 11 Agosto 2017 07:46

O Executivo moçambicano pretende-se livrar-se da Semlex, uma empresa belga à qual adjudicou, em 2009, a produção de documentos de identificação biométricos sem concurso público para o efeito, pontapeando, desta forma, a lei por si próprio criada. Ora, está a procura de um novo produtor, tendo já apurado duas firmas, nomeadamente a UAB Carsu Pasaulis e a Muhlbauer Mozambique Lda, sento esta última a melhor colocada.

 
Escrito por Emildo Sambo   
Quinta, 10 Agosto 2017 08:32

O combate às desistências, a conclusão do ensino primário em tempo previsto para o efeito, a garantia da aprendizagem efectiva, o combate ao absentismo dos professores e alunos, o combate aos casamentos prematuros e à gravidez precoce são alguns problemas, já conhecidos e com barba branca, que ainda persistem no nosso sistema de ensino, considerou o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), esta quarta-feira (09), em Maputo.

 
Escrito por Redação   
Terça, 08 Agosto 2017 08:51

Dezassete reclusos, dos quais 10 condenados e sete em prisão preventiva, fugiram do Estabelecimento Penitenciário Provincial de Sofala, na manhã de domingo (06), em circunstâncias que levantam algumas questões e suspeitas, pois não se percebe como é que os presos podem ter logrado tal êxito, sobretudo porque a cadeia em alusão, está localizada na baixa da cidade da Beira, numa zona movimentada.

Actualizado em Terça, 08 Agosto 2017 08:57
 
Escrito por Emildo Sambo   
Sexta, 04 Agosto 2017 08:29

A chefe do Comando Distrital da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Mandlakazi, na província de Gaza, encontra-se privada de liberdade, desde terça-feira (01), por alegado envolvimento no desaparecimento de duas pontas de marfim, a 27 de Julho passado. Trata-se de uma prática já recorrente na instituição que tem como função garantir a segurança e a ordem públicas e combater infracções à lei.

 
Escrito por Emildo Sambo   
Sexta, 04 Agosto 2017 08:26

As famílias retiradas dos bairros de Magoanine “A” e Chamanculo “C”, algumas devido a inundações e outras para dar lugar a projectos de interesse público, foram reassentadas em locais sem um conjunto de instalações, equipamento e serviços públicos, tais como redes de esgotos, de água, de electricidade, de gás, de telefone, etc., inerentes à sua sobrevivência e que garantem o funcionamento desses mesmos lugares.

 
Escrito por Emildo Sambo   
Quinta, 03 Agosto 2017 09:00

As actividades exercidas por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho juntou, novamente, na quarta-feira (02), em Maputo, o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS) e diferentes entidades interessada no assunto, num seminário de validação do plano nacional de acção para a eliminação das piores formas do trabalho infantil em Moçambique, para período 2017-2022. Estima que mais de um milhão de crianças, de sete a 17 anos de idade, são alvos deste problema.

 
Escrito por Redação   
Terça, 25 Julho 2017 08:24

Um adolescente de 14 anos de idade morreu e um outro jovem de 23 anos ficou ferido no membro superior esquerdo, em consequência de um disparo supostamente efectuado pelos agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM), na manhã desta segunda-feira (24), no distrito de Dondo, província de Sofala.

 
Escrito por Emildo Sambo   
Segunda, 24 Julho 2017 07:46

Pelo menos 11 pessoas foram traficadas no primeiro semestre do ano em curso, em Moçambique, mais três em relação a igual período de 2016, em que foram registados oito casos, informou, na semana finda, a Procuradoria-Geral da República (PGR), destacando que as causas deste mal continuam as mesma de sempre: trabalho forçado, exploração sexual, prostituição forçada e extracção de órgãos humanos.

 
Início Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte Final

Pág. 1 de 48