Moçambique produz 170 mil quilogramas de pedras preciosas em 2014
Destaques - Economia
Escrito por Correio da Manhã  
Quinta, 26 Junho 2014 14:06
Share/Save/Bookmark

Moçambique projecta extrair este 2014 cerca de 170 mil quilogramas de pedras preciosas e semi-preciosas para serem exportadas, segundo o Ministério dos Recursos Minerais (MIREM).

A turmalina deverá contribuir com um maior volume de 150 mil quilogramas, a mesma quantidade conseguida em 2013, de acordo ainda com aquela instituição governamental, acrescentando que a sua produção está a ser assegurada por empresas nacionais e estrangeiras autorizadas a desenvolver aquela actividade mineira nas zonas Centro e Norte do país, tidas como as que têm maiores reservas de turmalinas e águas marinhas, principalmente.

Entretanto, a presença daqueles recursos valiosos na indústria mundial de joalharia têm despertado a cobiça de muitos operadores do ramo, levando à ocupação por garimpeiros de áreas já concessionadas aos privados e prejudicando a actividade dos empresários. Grande parte daquela produção é exportada em bruto e o preço aplicado tem sido muito abaixo do praticado no mercado internacional.

No entanto, estão já em curso acções conjuntas entre autoridades policiais e líderes comunitários de algumas zonas do país para permitir que a população possa explorar os minérios de forma organizada e controlada pelo Executivo, salienta o Ministério dos Recursos Minerais.

Refira-se que a produção projectada para 2014 deverá contribuir para que o sector da indústria extractiva moçambicana possa atingir um crescimento global de cerca de 8%, de acordo ainda com as projecções do Ministério dos Recursos Minerais.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Quinta, 26 Junho 2014 14:43
 
Avaliação: / 1
FracoBom