Procura de amendoim e feijões vai impulsionar a sua produção em Moçambique
Destaques - Economia
Escrito por Correio da Manhã  
Segunda, 07 Julho 2014 10:39
Share/Save/Bookmark

A produção de amendoim deverá aumentar para cerca de 210 toneladas ao longo deste 2014, enquanto os feijões vão incrementar os seus níveis produtivos para perto de 396 toneladas no mesmo período.

Em 2013, a produção de amendoim foi de 199 toneladas, contra 245 toneladas de feijões alcançadas no mesmo período, segundo o Instituto para a Promoção de Exportações (IPEX), salientando que o aumento da produção esperada para o presente ano deve-se à maior procura daqueles produtos nacionais no mercado europeu e da Ásia.

A título de exemplo, a empresa indiana Primus Agri Projects Private Limited está a produzir em moldes empresariais, na província de Nampula, feijão-da-china (Vigna Radiata) e sementes de sésamo destinadas ao mercado asiático onde a sua procura é maior.

Moçambique já exporta amendoim e feijão verde para o mercado europeu, com destaque para o Reino Unido, no âmbito do projecto-piloto de promoção de exportações de produtos biológicos e de artesanato, de acordo ainda com o IPEX.

Este projecto-piloto, que abrange também a castanha de caju, ananás, manga e piripíri, tem o objectivo de diversificar as exportações de produtos e ainda aumentar o volume de bens produzidos no mercado nacional no estrangeiro.

Para o presente ano, de acordo com o IPEX, espera-se obter a certificação do produto em mercado justo, assistência aos produtores em matérias de pré e pós-colheita e reproduzir o projecto de amendoim à escala nacional.

No âmbito do projecto-piloto de exportação de produtos orgânicos foram seleccionadas as províncias de Nampula, Cabo Delgado, Manica, Inhambane, Maputo e Sofala, de acordo igualmente com o IPEX, instituição subordinada ao Ministério da Indústria e Comércio (MIC).

Refira-se que estimativas do Ministério da Agricultura para 2014 indicam que a produção agrícola do país deverá registar um crescimento de 7,1%, com maior contribuição para as culturas de rendimento.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Segunda, 07 Julho 2014 12:07
 
Avaliação: / 2
FracoBom