Governo Japonês apoia vítimas das minas
Destaques - Economia
Escrito por Coutinho Macanandze  
Quarta, 23 Julho 2014 13:36
Share/Save/Bookmark

O Governo Japonês disponibilizou esta quarta-feira (23), em Maputo, um financiamento de 390.807 mil dólares com o objectivo de apoiar as vítimas de minas nos distritos de Muanza, Dondo e Nhamatanda, na província de Sofala.

O embaixador do Japão em Moçambique Akira Mizutani, disse que o valor disponibilizado vai beneficiar 378.373 habitantes, dos quais 142.387 no distrito de Dondo, 210.757 em Nhamatanda e 25.299 em Muanza. Com vista melhorar as condições de vida dos beneficiários, em particular no acesso a saúde.

Segundo Mizutani 91 porcento das vítimas de minas em Moçambique têm um rendimento muito baixo, difícil acesso à assistência médica e psicossocial, devidas as limitações físicas.

Por sua vez, o director do Instituto Nacional de Desminagem (INDE), Alberto Augusto, disse que com o apoio alocado está coberto o défice financeiro que dificultava o processo de desminagem nos distritos acima referidos.

Com o montante serão desminados dois milhões de hectares quadrados em falta naqueles pontos do país, bem como assegurar o apoio as vitimas das minas, que outrora não beneficiavam. O país necessita de 1.5 milhão de dólares para concluir o processo de desminagem numa área de quatro milhões de hectares, de acordo com Alberto Augusto.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Quarta, 23 Julho 2014 17:49
 
Avaliação: / 2
FracoBom