Alemanha doa 15 milhões de euros à educação em Moçambique
Destaques - Economia
Escrito por Coutinho Macanandze  
Terça, 26 Agosto 2014 17:50
Share/Save/Bookmark

A Cooperação Alemã para o Desenvolvimento, através do Banco KFW, e o Estado moçambicano rubricaram um acordo de financiamento de 15 milhões de euros, nesta terça-feira (26), em Maputo, para a implementação do Plano Estratégico da Educação 2012-2016. O valor estará disponível nos cofres do Estado a partir de Setembro próximo.

O ministro das Finanças Manuel Chang disse que o valor é um donativo e vai permitir a continuidade do programa denominado FASE-VI e surge em resposta ao compromisso financeiro assumido no âmbito do memorando de entendimento, celebrado em 2012 entre as partes.

O montante vai também assegurar a implementação das acções conducentes à melhoria da instrução em Moçambique e promover um desenvolvimento socioeconómico inclusivo, que ainda está longe de se efectivar devido à exiguidade de fundos e capital humano.

Segundo o ministro, com o dinheiro está assegurada a construção e reabilitação de escolas, capacitação de professores, melhoria da qualidade de ensino e da organização da educação, igualdade de acesso à educação, dentre outras acções. “Este acto simboliza o empenho do povo irmão da Alemanha no apoio às acções tendentes à redução da pobreza e para desenvolvimento sustentável do nosso país.”

Por sua vez, a directora da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento-KFW, Laura Schmidt, disse que o acordo assinado demonstra o cumprimento do compromisso financeiro assumido em 2012, com o objectivo de prover melhores estabelecimentos de ensino e um bom ambiente de ensino e aprendizagem.

Com o valor serão aperfeiçoadas as técnicas pedagógicas de docentes, através da capacitação e reciclagem dos conteúdos e metodologias de ensino, realçou Schmidt, para quem a Alemanha já desembolsou, a favor de Moçambique, nos últimos 10 anos, no sector da Educação, mais de 200 milhões de euros. Ajudou a construr perto de 400 salas de aulas e apoiou à equipa técnica do Ministério da Educação (MINED) em diversas áreas de conhecimento.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Terça, 26 Agosto 2014 19:15
 
Avaliação: / 1
FracoBom