Governo ractifica acordos de crédito e cooperação
Destaques - Economia
Escrito por AIM  
Quarta, 17 Dezembro 2014 11:10
Share/Save/Bookmark

O governo moçambicano ratificou nesta terça-feira(16), em Maputo, um conjunto de Acordos de Crédito e de Cooperação para o desenvolvimento de diferentes projectos no país. Duas destas resoluções ratificam os acordos de crédito rubricados entre o Governo de Moçambique e o Exim Bank da China.

O primeiro dos acordos foi assinado a 17 de Novembro passado, em Maputo, no valor de aproximadamente 120 milhões de dólares norte-americanos, destinado ao financiamento do projecto de reabilitação do Porto de Pesca da Beira.

O outro foi rubricado a 9 de Dezembro corrente, no montante de 60 milhões de dólares, para o financiamento do projecto de Migração Digital.

Reunido na sua 33ª Sessão Ordinária, o Conselho de Ministros aprovou também uma resolução que ratifica o Acordo de Credito celebrado entre o Governo moçambicano e a Agência francesa de Desenvolvimento (AFD), a 17 de Novembro passado, em Maputo, no valor de 12 milhões de Euros, destinado ao financiamento de Projecto de construção, equipamento e manutenção do hospital geral da Beira e do distrital de Marromeu, na província central de Sofala.

Uma outra resolução ratifica o Acordo de Cooperação com o Cabo Verde no domínio de Segurança Interna, também assinado a 17 de Novembro último, na cidade de Praia.

Nesta sessão, segundo um comunicado distribuído momentos depois da sessão, o Conselho de Ministros apreciou e aprovou, ainda, entre várias matérias, o decreto que autoriza o Banco de Moçambique a emitir Moedas Comemorativas subordinadas aos temas: 35º aniversário da criação do Metical (moeda moçambicana); fauna Bravia; Expo Milano 2015; Jogos olímpicos 2016; e Mundial da FIFA 2018.

O processo eleitoral, o diálogo entre o governo e a Renamo, o maior partido da oposição, o relatório da Comissão Global sobre a Economia e Clima, bem como o Quinto Relatório Nacional de Implementação da Convenção sobre Diversidade Biológica em Moçambique foram algumas das informações apreciadas na ocasião.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom