Produção de frango não satisfaz o mercado moçambicano
Destaques - Economia
Escrito por Coutinho Macanandze  
Segunda, 22 Dezembro 2014 16:19
Share/Save/Bookmark

Mensalmente, o consumo de frango no mercado moçambicano é cerca de 4.200 toneladas, o que tem sido insuficiente para satisfazer a demanda, apesar do propalado crescimento anual na produção, estimado entre 08 e 12 porcento.

O representante da Associação Moçambicana dos Avicultores (AMA), Loko Rogers, disse, esta segunda-feira(22), em Maputo, que "actualmente o país produz 3.800 toneladas mensais, que corresponde a 95 e 98 porcento da meta definida para o presente ano”.

Todavia, a produção ainda não consegue responder à procura, “que chega a atingir 4.200 toneladas por mê, o que quer dizer que ainda há um défice de 600 toneladas, mas esta quantidade é coberta pelas importações da República da África do Sul", explicou Rogers.

No que tange ao preço médio por cada quilo de frango é 105 meticais no matadouro. Apesar do défice em alusão, segundo a representante da AMA, nenhum moçambicano poderá passar a quadra festiva sem o frango.

Por sua vez, o presidente do Conselho de Direcção da Associação dos Micro-importadores (AMIM), Fernando Matusse, considerou que, pela primeira vez em Moçambique, a produção nacional continua em alta e a alimentar grande parte dos mercados grossistas, situação que está contribuir para a estabilização dos preços do tomate, cebola, batata-reno, entre outras hortícolas, porque a quantidade de oferta é maior em relação aos anos anteriores.

Matusse disse que há acções com vista a impedir que haja viciação de balanças, especulação de preços e outras irregularidades que possam prejudicar o consumidor. Enquanto isso, as Cervejas de Moçambique (CDM) garantem disponibilizar, durante a quadra festiva, 1.900 milhão de caixas de cervejas diversas.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Terça, 23 Dezembro 2014 09:35
 
Avaliação: / 1
FracoBom