Envolvendo jovens de todo o mundo: AIESEC já implementou 500 experiências profissionais no nosso País
Destaques - Economia
Escrito por www.fimdesemana.co.mz  
Segunda, 09 Outubro 2017 13:09
Share/Save/Bookmark

Foto de Fim de SemanaA Associação Internacional de Estudantes de Ciências Económicas e Empresariais – AIESEC juntou na quinta-feira, 5 de Outubro, em Maputo, os parceiros e simpatizantes desta organização na promoção do desenvolvimento da liderança global no seio da juventude, na 4ª edição do Partnership Breakfast.

O evento serviu de plataforma de interação e apresentação da relevância e do impacto criado pela AIESEC Moçambique durante os oito anos da sua existência. Serviu, igualmente, para esta associação de estudantes angariar novos parceiros para a implementação de projectos futuros.

Conforme referiu Deasy Muzima, presidente da AIESEC Moçambique, “neste 4º Partnership Breakfast demos a conhecer o que é a AIESEC e o que ela faz, visto que muita gente acha que se trata, apenas, de uma Associação Internacional de Estudantes de Ciências Económicas e Empresariais quando, na verdade, é uma plataforma global de liderança”.

“Desde 2009 a esta parte, a AIESEC levou a cabo perto de 500 experiências profissionais em Moçambique, permitindo que jovens moçambicanos viajassem para os quatro cantos do mundo e que jovens estrangeiros viessem a Moçambique trabalhar em vários projectos sociais ligados aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável nas áreas de saúde, educação e género”, referiu.

Para o mandato 2017-2018, designado por “Geração 17-18”, Deasy Muzima referiu neste evento que o elenco por si liderado tem a missão de conceber acções para o desenvolvimento sustentável precisando, por isso, da entrega dos parceiros da AIESEC Moçambique.

“Começamos, já neste evento, a convidar mais parceiros para colaborarem com a AIESEC na implementação de 107 experiências profissionais, no caso 45 jovens moçambicanos que vão para fora do País e mais de 50 jovens estrangeiros que estarão em Moçambique para trabalhos de voluntariado e estágios”, explicou.

“Temos uma ambição muito grande, que é de movimentar 107 jovens ao redor do mundo, com um certo propósito de deixar o planeta cada vez melhor. Mas, para o efeito, precisamos que mais entidades ajudem-nos a materializar este objectivo”, manifestou Deasy Muzima.

Discursando também no evento e em representação do ministro da Juventude e Desportos, o director Nacional para Assuntos da Juventude, Roy Tembe, destacou o papel da AIESEC Moçambique, assumindo tratar-se de uma organização que promove a capacitação dos jovens para a liderança no País.

Apesar desta iniciativa ser da AIESEC, Roy Tembe referiu-se à realização do 4º Partnership Breakfast, assegurando que “ela também se enquadra no âmbito da Política da Juventude e no Programa Quinquenal do Governo, no que respeita à promoção de projectos de iniciativa juvenil, em beneficio da juventude”.

Por este motivo, o director Nacional para Assuntos da Juventude incentivou os parceiros da AIESEC a continuarem a prestar o devido apoio a esta associação, “como forma de reforçar as capacidades de intervenção da juventude na solução dos seus próprios problemas”.

“Aproveito a ocasião para felicitar os esforços desta associação, pelo contributo que tem vindo a dar na promoção de estágios, visando assegurar que mais jovens tenham acesso ao primeiro contacto com a realidade profissional”, terminou. Importa referir que durante o 4º Partnership Breakfast, a AIESEC Moçambique homenageou os seus parceiros, tendo para este efeito oferecido certificados de agradecimento.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom