Serviço Postal funciona apenas nas zonas urbanas de Moçambique
Destaques - Economia
Escrito por Adérito Caldeira  
Sexta, 02 Fevereiro 2018 06:28
Share/Save/Bookmark

Os serviços postais actuam apenas nas zonas urbanas de Moçambique, embora a maioria dos moçambicanos continuem a residir no meio rural, revela o mais mais recente Relatório de Regulação das Comunicações, que no entanto refere que pela primeira vez foram registados 151 postos de acesso aos correios.

O documento produzido pelo Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique(INCM) constatou que “os prestadores de serviços postais que actuam apenas em parte do território nacional tendem a fazê-lo, na sua grande maioria, nas áreas urbanas onde se encontram sedeados, embora existam excepções”.

“Da recolha de dados no terreno constatou-se que quatro províncias têm sedes de entidades postais licenciadas, nomeadamente: Maputo, Sofala, Tete e Nampula. O maior número de entidades postais licenciadas encontra-se localizado na Cidade de Maputo com 28 (vinte e oito), seguida da Província de Sofala com 6 (seis)”, indica também o Relatório que estamos a citar.

A Autoridade Reguladora das Comunicações verificou ainda, que num mercado dominado por duas empresas estatais e duas privadas, as receitas tiveram um redução de 19,6 por cento.

“Em 2016 o mercado postal totalizou receitas de aproximadamente 558.000.000 de meticais contra os 662.042.539,68 meticais registados em 2015”. O Relatório apresenta como causas do decréscimo das receitas “a tensão político-militar, que impossibilitava o transporte de bens e mercadorias do sul para o norte de país, bem como aos efeitos da crise económica que se verificou ao nível da região da SADC”.

Entretanto o INCM verificou um aumento de 8,4 por cento nos pontos de acesso à rede postal no período de 2015 a 2016 e notou que “Esta é a primeira vez que, a nível nacional, se registaram cerca de 151 postos de acesso ao serviço postal”, sendo que 96 destes postos pertence aos Correios de Moçambique (96).

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Quarta, 07 Fevereiro 2018 07:31
 
Avaliação: / 0
FracoBom