INSS: Vem aí a prova de vida biométrica
Destaques - Economia
Escrito por www.fimdesemana.co.mz  
Quinta, 29 Março 2018 07:17
Share/Save/Bookmark

Mais de 50 mil pensionistas do Sistema Nacional de Segurança Social serão submetidos, entre os dias 26 de Abril e 26 de Julho, à Prova Anual de Vida, que, pela primeira vez, será de forma biométrica, no quadro da modernização e informatização em curso no sistema.

Para o efeito, o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) já está a mobilizar brigadas a nível nacional, que serão posteriormente instaladas nos locais a serem previamente indicados nas cidades e nos distritos para o atendimento dos pensionistas.

Para a realização da prova, os titulares das pensões, nomeadamente os pensionistas de velhice, de invalidez e de sobrevivência, devem ser portadores do bilhete de identidade ou talão, do passaporte e do cartão de pensionista. Os filhos, com idade compreendidas entre 18 e 25 anos de idade, devem ainda apresentar o certificado de frequência do ensino médio ou superior.

Os pensionistas que, em razão de seu estado de saúde, e devidamente certificados por uma autoridade administrativa local, estiverem incapacitados para se deslocarem aos locais indicados, o INSS irá prestar atendimento domiciliário.

A não realização da Prova Anual de Vida dentro do período indicado implicará a suspensão do pagamento das pensões, pelo que o INSS exorta aos pensionistas a aderirem ao processo. Importa realçar que o acto central do lançamento será dirigido pela ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, no dia 26 de Abril, no distrito de Monapo, na província de Nampula, e decorrerá em simultâneo em todo o País.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom