No quarto trimestre de 2017: Criados no nosso País 81.445 postos de emprego
Destaques - Economia
Escrito por www.fimdesemana.co.mz  
Sexta, 06 Abril 2018 07:25
Share/Save/Bookmark

No quarto trimestre do ano de 2017, foram criados, no nosso País, 81.445 postos de emprego, dos quais 57.128 ocupados por homens e 24.317 por mulheres. Estes números representam um aumento de 15.7% em relação aos registos referentes ao período homólogo de 2016.

Estes dados constam do Boletim Informativo do Mercado do Trabalho, referente ao quarto e último trimestre de 2017, lançado na quinta-feira, 5 de Abril, na Matola, pelo Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social-MITESS.

Trata-se de um documento que aborda, entre outras, matérias relacionadas com o emprego, segurança social, projectos de investimento com previsão de emprego, formação profissional, higiene, segurança e saúde ocupacional.

São ainda abordadas, nesta publicação, questões relacionadas com a resolução extrajudicial de conflitos laborais, bem como com a promoção da legalidade laboral. Intervindo à margem do lançamento do boletim, evento que decorreu no Instituto Industrial e Comercial da Matola, a secretária-permanente do MITESS, Graça Mula, destacou a importância desta publicação para os estudantes e não só.

“Através deste boletim, os nossos estudantes podem obter informações sobre o mercado do trabalho, como também sobre as diversas formações organizadas tanto no sector privado como no sector público”, disse, reiterando que a publicação aborda informações precisas sobre a situação do mercado do trabalho.

Adiante, defendeu que, estando os estudantes a formar-se, “precisam deste tipo de informação trazida pelo Boletim Informativo do Mercado do Trabalho, até porque a expectativa de qualquer formando, ao terminar o seu curso, é de trabalhar ou promover o seu próprio negócio”.

Aliás, Graça Mula revelou que, neste domínio da formação profissional, o boletim revela que 42.804 cidadãos, com destaque para os jovens, “beneficiaram de acções de formação nos centros públicos e privados, em diversos campos do saber fazer”.

“Ainda no quadro da formação profissional, importa destacar que, durante o quarto trimestre do ano passado, registamos 2.679 estudantes finalistas, de diferentes subsistemas de ensino, que beneficiaram de estágios pré-profissionais”, concluiu.

Comentando, por sua vez, a respeito deste evento, o director do Instituto Industrial e Comercial da Matola, Abel do Rosário, não escondeu a satisfação pelo facto da sua instituição de ensino ter sido escolhida para acolher o lançamento oficial desta publicação do MITESS.

“Sentimo-nos bastante honrados pelo facto de termos sido escolhidos para acolher o lançamento do boletim, facto que acontece exactamente no dia em que, o nosso instituto, celebra os 39 anos de existência”, manifestou.

Por outro lado, assegurou que, sendo uma instituição que forma técnicos de várias áreas que serão entregues ao mercado do trabalho, o Boletim Informativo do Mercado do Trabalho será fundamental para os estudantes.

“Este importante documento será partilhado com todos os estudantes, seja através dos chefes de turma, seja dos docentes. Vamos, ainda, disponibilizar na nossa biblioteca para efeitos de consulta pública”, concluiu.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom