Banco de Moçambique sanciona 15 bancos comerciais, numa decisão sem precedentes
Destaques - Economia
Escrito por Adérito Caldeira  
Terça, 10 Abril 2018 07:55
Share/Save/Bookmark

Pela primeira vez desde que Moçambique existe o banco central sancionou 15 instituições financeiras e tornou públicas as punições que incluem os dois maiores bancos comerciais, por violação da lei de prevenção e combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo. “A chegada do Governador Zandamela trouxe seriedade ao sistema financeiro” disse ao @Verdade uma fonte sénior da banca moçambicana.

O Banco Único, instituição controlada pelo grupo sul-africano Nedbank e onde o Estado é acionista através do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), foi a instituição financeira que mais violou as leis das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras e de prevenção e combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo, entre 2015 e 2016, tendo sido sancionado com três contravenções que totalizam 32,8 milhões de meticais.

O Banco Comercial e de Investimentos, o líder do sistema financeiro, também foi sancionado pela violação dos mesmo dispositivos legais que o Único, no exercícios económicos de 2015 e 2016, e recebeu duas multas que totalizam 24,2 milhões de meticais.

Outro líder da banca nacional, e também participado pelo Estado directamente e ainda através do INSS e da EMOSE, o Millenium Bim foi multando em 24 milhões de meticais por violar a Lei de prevenção e combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo tal como o Moza Banco e o Barclays, durante o ano de 2015.

O @Verdade tentou obter uma reacção do Millenium Bim e do Banco Comercial e de Investimentos, mas sem sucesso.

Fontes seniores e experientes do sector financeiro moçambicano garantiram ao @Verdade que esta decisão do Banco de Moçambique não tem precedentes.

“A chegada do Governador Zandamela trouxe seriedade ao sistema financeiro”, “Acabou com o lambebotismo” declararam.

Confira quais são as instituições financeiras violadoras da lei:

Banco de Moçambique

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Quarta, 11 Abril 2018 11:53
 
Avaliação: / 1
FracoBom