Standard Bank lança projecto de massificação de ténis
Destaques - Economia
Escrito por www.fimdesemana.co.mz  
Terça, 21 Agosto 2018 22:35
Share/Save/Bookmark

Foto de Fim de SemanaO Standard Bank procedeu, na terça-feira, 21 de Agosto, na Escola Primária Completa Wiriyamu, no distrito municipal KaMubukwana, em Maputo, ao lançamento do projecto de massificação do ténis, que vai envolver 500 alunos de seis escolas primárias dos municípios de Maputo e Matola.

No acto de lançamento da iniciativa - a decorrer até ao dia 2 de Novembro próximo - o banco ofereceu raquetes e bolas de ténis para a realização de dois treinos por semana, em cada uma das escolas envolvidas, nomeadamente a EPC de Lhanguene Centro, EPC Minkadjuine, Escola Primária Amilcar Cabral, Escola Primária Lhanguene Piloto, EPC Bagamoyo-Matola, incluindo a EPC de Wiriyamu.

Segundo consta, no final do período de aprendizagem, os dez melhores alunos de cada escola vão competir entre si no Standard Bank Open, a maior e única prova da modalidade, no País, que conta com a chancela da Federação Internacional de Ténis (ITF).

Na cerimónia de lançamento do projecto de massificação, Alfredo Mucavela, director de Marketing e Comunicação do Standard Bank, referiu-se aos objectivos da massificação, realçando que visa descobrir novos talentos, que possam desenvolver-se a partir da escola até brilhar no Standard Bank Open e representar Moçambique nos torneios internacionais.

“Incentivamos as crianças a praticarem desporto e o ténis, em particular, pois para além de se manterem saudáveis, vão expor-se a um novo mundo de oportunidades de crescimento humano”, frisou Alfredo Mucavela.

Presente, igualmente na cerimónia, Arão Nhancale, representante da Federação Moçambicana de Ténis (FMT), considerou o Standard Bank como parceiro estratégico da federação no desenvolvimento do ténis em Moçambique.

“O Standard Bank compreendeu desde cedo a importância de contribuir para a evolução do ténis nacional, porque o ténis moçambicano é uma modalidade cuja particularidade reveste-se de grande importância, não só social e desportiva, mas também ao nível da internacionalização do País, permitindo que Moçambique seja conhecido no mundo, através do Standard Bank Open”, destacou.

Para o representante da Direcção de Educação e Desenvolvimento Humano da Cidade de Maputo, Samuel Chiau, quanto mais extensiva for a prática do ténis, nas escolas, melhor ainda: “Nós, como direcção de educação só podemos abraçar esta causa, pois se trata de um grande complemento ao processo de ensino”, sublinhou.

A Escola Primária Completa de Wiriyamu lecciona da 1ª à 7ª classes, com um total de 3.243 alunos, sendo 1.645 homens e 1.598 mulheres, assistidos por 52 professores.

A directora Madalena Artur Mindo manifestou, na ocasião, o seu maior apreço pelo facto de a escola ter sido seleccionada para acolher o lançamento do projecto de massificação do ténis: “Das modalidades que a escola desenvolve, nomeadamente futebol, voleibol, xadrez e atletismo, temos envolvido crianças com necessidades especiais”, concluiu.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Quarta, 22 Agosto 2018 08:11
 
Avaliação: / 0
FracoBom