Preço das portagens na ponte Maputo-KaTembe e estrada até Ponta D'Ouro ainda em segredo
Destaques - Economia
Escrito por Emildo Sambo  
Quarta, 29 Agosto 2018 21:03
Share/Save/Bookmark

O preço a aplicar nas portagens da ponte Maputo-KaTembe e da estrada que liga o Distrito Municipal KaTembe a Ponta D'Ouro ainda está em segredo do Governo e da empresa pública Maputo-Sul. Esta é encarregue pela construção daquelas infra-estruturas e deverá assegurar a manutenção, uma tarefa que parece não ser fácil em Moçambique a avaliar pelas várias obras que ficaram deveras degradadas sem terem completado metade da sua vida útil.

Silva Magaia, Presidente do Conselho de Administração (PCA) daquela companhia, disse a jornalistas, na quarta-feira (29), que as taxas ainda não foram definidas. Porém, adiantou que o processo para o efeito está em curso e é encabeçado pelo Governo.

Ele avançou, também, que a espectativa é que o custo seja mais baixo em relação ao que actualmente vigora na travessia com recurso a ferry boat de Maputo para KaTembe e vice-versa.

O @Verdade apurou na bilheteira da ponte-cais que, neste momento, os preços praticados na travessia Maputo-KaTembe, para passageiros, partem de 5 meticais, para idosos, a 200 meticais para o passe de trabalhador.

Uma bicicleta paga 15 meticais no meio da semana, contra 20 meticais no fim-de-semana e aos feriados.

Os preços mínimos de motociclos, dependendo da cilindrada, partem de 35 a 40 meticais, enquanto os máximos variam de 60 a 75 meticais.

Os veículos de passageiros (peso bruto até 1.000kg) pagam pela travessia no ferry boat 250 a 300 meticais, contra 400 a 450 meticais cobrados aos veículos de carga e passageiros (peso bruto de 1.000 a 3.500kg).

A taxa aplicada a camionetas é de 650 a 700 meticais e os veículos de passageiros e carga pagam de 1.000 a 1.100 meticais.

Segundo o PCA da empresa Maputo-Sul, o certo é que, nas futuras portagens, os utentes terão de pagar nos mesmos moldes da travessia com ferry boat de Maputo para KaTembe e vice-versa. Ou seja, uma tarifa na viagem de ida e outra no regresso. Segundo Silva Magaia, alegou que os valores “serão suportáveis”.

Refira-se que a ponte Maputo-KaTembe está associada aos 180 quilómetros da estrada que liga o Distrito Municipal KaTembe a Ponta D'Ouro.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Terça, 11 Setembro 2018 07:39
 
Avaliação: / 1
FracoBom