Banco de Moçambique vai avaliar importância sistémica de cada banco comercial
Destaques - Economia
Escrito por Adérito Caldeira  
Quinta, 15 Novembro 2018 08:01
Share/Save/Bookmark

O banco central vai passar a controlar activamente a importância sistémica de cada banco comercial a operar em Moçambique através de avaliações anuais. Aqueles que forem identificadas como de Importância Sistémica ou Quase Sistemicamente Importantes “estão sujeitas à constituição de um amortecedor de conservação”.

“O Banco de Moçambique avaliará anualmente as instituições de crédito sob sua supervisão, a fim de identificar aquelas que possuam importância sistémica” pode-se ler no número 1 do Artigo 5 do Aviso 10/GBM/2018 que está em vigor desde o passado dia 29 de Outubro.

A 1ª etapa da avaliação consistirá na identificação do peso de cada instituição de crédito no sistema bancário, para cada categoria, com base na seguinte fórmula:

Na etapa seguinte será calculada a pontuação final da instituição de crédito como base numa outra fórmula:

De acordo com o documento a que o @Verdade teve acesso será designada como Instituição de crédito doméstica de Importância Sistémica aquela cuja a pontuação exceda os 130 pontos após a aplicação das fórmulas supracitas.

Os bancos com pontuação entre 65 e 130 pontos serão designados Quase Sistemicamente Importantes enquanto aquelas que tiverem abaixo de 65 pontos serão considerados sem importância sistémica.

Através deste dispositivo legal o Banco de Moçambique determina que todas as instituições de crédito domésticas identificadas como de Importância Sistémica ou Quase Sistemicamente Importantes “estão sujeitas à constituição de um amortecedor de conservação” de acordo com a tabela seguinte:

A lista dos bancos comerciais identificados como de Importância Sistémica ou Quase Sistemicamente Importantes será publicamente anunciada até 30 de Abril de cada ano.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Segunda, 19 Novembro 2018 08:10
 
Avaliação: / 1
FracoBom