Com a inauguração de um novo balcão em Mangungumete: Standard Bank apoia inclusão financeira da população na província de Inhambane
Destaques - Economia
Escrito por www.fimdesemana.co.mz  
Sexta, 12 Julho 2019 07:19
Share/Save/Bookmark

O Standard Bank inaugurou, na terça-feira, 9 de Julho, um balcão na povoação de Mangungumete, localidade de Maimelane, distrito de Inhassoro, na província de Inhambane, tornando-se, assim, o primeiro banco a instalar-se naquela zona, atravessada pela Estrada Nacional Número Um (EN1) e que serve de ponto de acesso à região de Temane, onde é extraído e processado o gás natural.

Construído de raiz, o balcão foi concebido para conferir conforto e comodidade aos clientes e está dotado da mais recente tecnologia existente no sector bancário. O espaço possui caixas de atendimento ao público, ATM’s modernas (normais e para depósitos, disponíveis 24 horas por dia), para além de um parque com segurança.

Intervindo na cerimónia de inauguração, bastante concorrida pela população, o presidente do Conselho de Administração do Standard Bank, Tomaz Salomão, afirmou que a instalação daquela infra-estrutura representa o compromisso do banco em contribuir para o desenvolvimento do distrito de Inhassoro, da província de Inhambane, assim como do País.

“Vamos continuar a cumprir com as nossas obrigações perante o nosso País com vista ao seu desenvolvimento. As nossas acções estão alinhadas com os programas do Governo para a construção de uma economia forte e que sirva os moçambicanos”, realçou Tomaz Salomão. O comprometimento do Standard Bank com o desenvolvimento do País foi, também, reforçado pelo respectivo administrador delegado, Chuma Nwokocha, que considerou que o balcão vai impulsionar o crescimento económico da província de Inhambane e do País.

“Mangungumete é um ponto estratégico e esta é uma forma de estarmos mais próximos dos nossos clientes. É parte do nosso compromisso ajudar na inclusão financeira da população. Este é o primeiro e único balcão desta zona, onde se pode encontrar todos os tipos de produtos e serviços disponíveis em qualquer parte do País”, disse Chuma Nwokocha.

Na ocasião, o governador da província de Inhambane, Daniel Chapo, referiu que a instalação do Standard Bank naquele ponto vai facilitar a gestão financeira dos rendimentos dos cidadãos, que antes guardavam o dinheiro em casa devido às longas distâncias que tinham que percorrer para depositá-lo, por exemplo, sem contar com os riscos a que estavam expostos.

“A presença de uma multinacional (neste caso a Sasol) movimenta um elevado número de pessoas que precisam de aceder aos serviços bancários para a satisfação das suas necessidades financeiras, e até pouco tempo tinham que ir a Vilanculo ou à vila de Inhassoro para efectuar transacções”, sublinhou. Nesse sentido, o governador encorajou o Standard Bank a apostar cada vez mais na sua expansão para que “todo o cidadão tenha a oportunidade de ter onde fazer as suas poupanças ou obter investimento para o início ou expansão dos seus negócios”.

A importância do balcão de Mangungumete na inclusão financeira da população, assim como na bancarização da economia foi um dos aspectos que foram mencionados pela directora da Filial do Banco de Moçambique em Inhambane, Angélica Macave, para quem o Standard Bank está a responder aos apelos do Governo na construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva financeiramente.

“O balcão vai ajudar a dinamizar a actividade económica desta região. A sua implantação é um marco importante, enquadrado na estratégia do Governo de desenvolvimento rural, materializada através do projecto ‘Um Distrito Um Banco’”, acrescentou.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom