"Natal solidário" proporciona festas felizes no Hospital Psiquiátrico do Infulene
Destaques - Economia
Escrito por www.fimdesemana.co.mz  
Quinta, 26 Dezembro 2019 22:16
Share/Save/Bookmark

No âmbito da celebração do Dia da Família e do Natal, a empresa Moçambique Telecom (Tmcel) ofereceu, na sexta-feira, 20 de Dezembro, diversos produtos alimentares não perecíveis ao Hospital Psiquiátrico do Infulene, numa acção que tem como objectivo proporcionar festas felizes aos doentes internados.

A iniciativa, denominada “Natal Solidário”, insere-se nas actividades de responsabilidade social corporativa da empresa, que, há cinco anos, leva àquela unidade hospitalar alegria aos pacientes, num gesto de demonstração de carinho e solidariedade.

Os produtos, de acordo com Felícia Nhama, responsável pela URSCC-Unidade de Responsabilidade Social e Comunicação Corporativa da Tmcel, resultam da contribuição do Conselho de Administração e colaboradores da empresa, que com o gesto pretendem tornar a época natalícia mais inclusiva.

“Já é tradição da empresa proporcionar sorrisos e momentos de alegria aos pacientes do Hospital Psiquiátrico do Infulene. Já nos sentimos parte desta família, por isso quando chega esta época (do Natal) sempre nos lembramos desta casa”, sublinhou Felícia Nhama.

Durante este período, e não só, acrescentou a responsável pela URSCC, a sociedade deve preocupar-se em partilhar amor, alegria, esperança e paz, pois se trata de uma época familiar. “É importante que seja um período mais inclusivo. Todas as pessoas têm o direito de ter um Natal feliz”.

Na ocasião, a médica psiquiatra e directora do Hospital Psiquiátrico do Infulene, Serena Chachuaio, louvou o gesto da Tmcel, que, conforme explicou, vai ajudar a instituição a proporcionar festas condignas aos pacientes.

“Temos, neste hospital, um grupo de cerca de 50 pacientes que consideramos residentes. São os que, por algum motivo social, não estão no seio das suas famílias. Com este apoio (da Tmcel) vão poder festejar e já sabem que, uma vez por ano, há uma época que se chama Natal e que têm uma festa”, disse a directora.

Com uma capacidade instalada para 370 camas, o Hospital Psiquiátrico do Infulene é de nível quaternário e presta assistência em regime de internamento e ambulatório, contando, para o efeito, com uma equipa multidisciplinar composta por médicos psiquiatras, psicólogos clínicos, terapeutas ocupacionais e enfermeiros.

É uma unidade sanitária especializada no tratamento de pacientes com quadros de doenças mentais e com problemas de toxicodependência. Para além da prevenção, tratamento, reabilitação e reintegração social dos doentes, o hospital realiza consultas externas de todos os quadros de psiquiatria, para além de medicina geral e pediatria.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom