Banco Mundial e Nações Unidas perspectivam retoma modesta da economia em Moçambique
Destaques - Economia
Escrito por Adérito Caldeira  
Domingo, 26 Janeiro 2020 22:08
Share/Save/Bookmark

Enquanto se aguardam os números do crescimento económico no último trimestre de 2019 e as previsões do novo Governo para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2020 o Banco Mundial e as Nações Unidas perspectivam a retoma da economia em Moçambique em níveis modestos.

Contra todas expectativas a economia moçambicana continuar em desaceleração e ainda não se sabe se em 2019 o Produto Interno Bruto vai chegar aos 2,5 por cento revistos em baixa pelo Governo de Filipe Nyusi depois de ter crescido 2,5 por cento no 1º trimestre, 2,3 por cento no 2º trimestre e 2 por cento no 3º trimestre.

No início do ano o Banco Mundial projectou que o nosso país irá crescer apenas 3,7 por cento alinhado com a redução global das suas previsões de crescimento económico, devido a uma recuperação mais lenta do que a esperada no comércio e no investimento, apesar de tensões comerciais mais brandas entre Estados Unidos da América e China.

No passado dia 16 a Organização das Nações Unidas, através do seu relatório sobre a Situação Económica Mundial e Perspectivas, previu que embora em cerca de 20 por cento dos países a renda per capita deverá estagnar ou diminuir em Moçambique o PIB poderá chegar aos 5,5 por cento, tal como projectou o Fundo Monetário Internacional em Novembro.

A concretizar-se será o maior crescimento económico entre os países da África Austral no entanto abaixo das expectativas do Governo que o PIB este ano pudesse chegar aos 6,5 por cento.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Sábado, 01 Fevereiro 2020 11:01
 
Avaliação: / 1
FracoBom