Secretária de Estado da província de Maputo: Vitória Diogo exorta professores a manter postura de integridade e combate enérgico contra a corrupção
Destaques - Economia
Escrito por www.fimdesemana.co.mz  
Segunda, 03 Fevereiro 2020 09:30
Share/Save/Bookmark

A Secretária de Estado na Província de Maputo, Vitória Diogo, procedeu, na sexta-feira, 31 de Janeiro, à inauguração de cinco salas de aula e um bloco sanitário, construídos de raiz, na Escola Primária Completa de Guava, no distrito de Marracuene, província de Maputo. O acto esteve inserido na cerimónia de abertura do ano lectivo 2020, que decorreu sob o lema “Por Uma Educação Inclusiva, Patriótica e de Qualidade”.

Na ocasião, Vitória Diogo efectuou, ainda, a entrega de 17 salas de aula reabilitadas que tinham sido destruídas por um vendaval, o que vai contribuir significativamente para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem naquela escola. As obras de construção e reabilitação das salas de aula, que vão beneficiar um total de 4.854 alunos, foram financiadas pelos parceiros de cooperação do sector da Educação, com destaque para a Embaixada da Irlanda, que desembolsou um total de 14 milhões de meticais.

Para Vitória Diogo, a entrega destas infraestruturas à comunidade “materializa o compromisso do Governo e os seus parceiros envidarem esforços no sentido de assegurar que as actividades escolares decorram com normalidade, visando não só um melhor aproveitamento pedagógico, mas também a preparação do cidadão do amanhã, que irá ser um actor preponderante no processo de desenvolvimento do distrito, da província e do País em geral”.

No seu discurso, a Secretária de Estado na Província de Maputo apelou aos pais e encarregados de educação a acompanharem o processo de ensino e aprendizagem, envolvendo-se e contribuindo para um bom aproveitamento pedagógico dos seus filhos, assim como para a conservação dos estabelecimentos e do mobiliário escolar.

Entretanto, Vitória Diogo reiterou a necessidade de se garantir a retenção da rapariga na escola, bem como a prevenção dos casamentos prematuros: “A ascensão da mulher em tarefas e missões de liderança é feita lado-a-lado com os homens, pois ambos têm a capacidade de assumir todos os desafios em pé de igualdade”.

Aos gestores dos estabelecimentos de ensino apelou a um maior empenho no alcance dos resultados estabelecidos na agenda do Governo, o que passa por assumirem uma postura de integridade, profissionalismo, transparência e combate enérgico contra a corrupção e a qualquer forma de assédio aos alunos.

“Evitem entrar em actos contrários à postura e ética que se espera de um educador. Contribuam para a edificação do País, através do desenvolvimento do capital humano. Pautem pela pontualidade e assiduidade, e evitem dar aulas sob efeito de álcool”, recomendou Vitória Diogo.

Importa realçar que o distrito de Marracuene possui um total de 76 estabelecimentos de ensino, sendo 57 do ensino primário, 14 do nível secundário e cinco do técnico-profissional.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Terça, 04 Fevereiro 2020 07:43
 
Avaliação: / 1
FracoBom