Moçambique com fabrica de montagem de computadores
Destaques - Economia
Escrito por Redação  
Sábado, 14 Março 2009 15:31

Uma nova fábrica de montagem de computadores vai entrar em funcionamento ainda no presente mês de Marco, em Moçambique, numa iniciativa do Governo em parceria com uma multinacional especializada no ramo, denominada “Sahara”.

Os computadores a serem produzidos na fábrica terão a marca “Dzowo”, em homenagem ao falecido primeiro Presidente da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) e obreiro da unidade nacional, Eduardo Mondlane.

Na fabrica serão montados computadores portáteis e de mesa para serem vendidos no mercado nacional a um preço equivalente a pouco mais de um terço do dos importados, facilitando a aquisição por aqueles que deles necessitem.

No mercado nacional, um computador portátil é actualmente vendido a um valor aproximado a mil dólares norte-americanos (cerca de 27 mil meticais). Mas o produto nacional será colocado a um preço que vai variar entre nove e 10 mil meticais.

Falando Quarta-feira, em Maputo, após a apresentação do empreendimento, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Venâncio Massingue, disse que a escolha do nome “Dzowo” para a marca fez-se tendo em atenção o facto de o Governo ter decidido que 2009 é o Ano Eduardo Mondlane.

Por seu turno, o Ministro da Indústria e Comércio, António Fernando, disse que existe a possibilidade de os computadores “Dzowo” poderem ser comprados com recurso a crédito bancário. No que concerne à capacidade de produção, o jornal “Noticias” soube que a fábrica vai montar no primeiro ano 48 computadores por cada dia laboral. No segundo ano a produção deverá subir para 80 unidades diárias.

A multinacional parceira do Ministério da Ciência e Tecnologia é especializada no ramo de fabrico e montagem de computadores e está sedeada em Joanesburgo, África do Sul, com escritórios e centros de investigação e desenvolvimento em diferentes países africanos como o Botswana, Quénia, Namíbia e ainda na Inglaterra, China, Dubai e Índia.

A Sahara é a primeira companhia a promover este serviço em Moçambique.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom