Forte terremoto mata 14 na ilha turística de Lombok, na Indonésia
Destaques - Internacional
Escrito por Agências  
Segunda, 30 Julho 2018 08:05
Share/Save/Bookmark

Um forte terremoto de magnitude 6,4 atingiu a popular ilha turística de Lombok, na Indonésia, neste domingo, matando 14 pessoas e levando aldeões a deixarem suas camas para campos abertos para evitar o colapso das construções.

O terremoto, que atingiu a ilha logo cedo, quando muitas pessoas ainda estavam dormindo, deixou 162 pessoas feridas e danificou milhares de casas.

A eletricidade foi cortada na área mais atingida, Sembalun, uma região escassamente povoada de arrozais e encostas do Monte Rinjani, no lado norte da ilha.

Uma mulher malaia de 30 anos que visitava o Monte Rinjani, um destino popular de trekking, estava entre os mortos, disse Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da agência de mitigação de desastres. Ele disse que a área foi temporariamente fechada para os escaladores porque há relatos de deslizamentos de terra.

Centenas de alpinistas estão sendo retirados no parque nacional de Rinjani e 115 foram escoltados em segurança para fora, disse Nugroho. “As necessidades mais prementes agora são médicos, macas, equipamento de saúde, produtos para crianças e comida”, disse Nugroho.

Uma tenda de emergência foi montada em uma rua em Sembalun para tratar os feridos porque o hospital local foi danificado e aqueles em estado crítico foram levados para outros hospitais. Um terremoto de magnitude 6,4 é considerado forte e é capaz de causar danos graves.

O terremoto de Lombok ocorreu às 6h47 (20h47 de sábado no horário de Brasília) e a apenas 7 quilómetros de profundidade, o que amplificou o seu efeito.

O seu epicentro ocorreu a 50 quilómetros a nordeste da cidade de Mataram, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA, mas foi também sentido fortemente a oeste na ilha vizinha de Bali, o principal destino turístico da Indonésia.

Mais de cem dos tremores subsequentes foram registrados, com o maior tremor secundário registrado em magnitude 5,7, disse a Agência Meteorológica, Climatológica e Geofísica.

O terremoto ocorreu em terra e não provocou ondas nem tsunami. Terremotos são comuns na Indonésia, localizada na região sismicamente ativa do “Anel de Fogo” que rodeia as margens do o oceano Pacífico.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom