Sobe para 15 o número de mortos em inundações em Mianmar
Destaques - Internacional
Escrito por Agências  
Sexta, 03 Agosto 2018 21:21
Share/Save/Bookmark

As autoridades de Mianmar elevaram nesta sexta-feira para 15 o número de mortos pelas inundações que afectam grandes partes do país e situaram em 149.004 o número de pessoas que tiveram que deixar suas casas.

Cinco pessoas morreram no estado de Mon (sul), quatro na região de Bago (centro), três no estado de Kayin (antigo Karen, leste), dois na região de Magway (centro) e um na região de Tanintharyi (sul), segundo o Departamento de Gestão de Desastres de Mianmar e a Coordenadoria de Assistência Humanitária da Asean (AHA).

A região mais afectada é a de Bago, com 191 centros habilitados para 95.251 deslocados. Já Kayin tem 67 centros e 26.881 deslocados; Mon, 56 centros e 19.825 deslocados; Tanintharyi, 11 centros e 6.583 deslocados, e Magway, três centros e 464 deslocados.

As autoridades de Mianmar necessitam de remédios e equipamentos médicos para prestar atendimento aos atingidos, pastilhas para purificar água, inseticidas e mosquiteiros, lanternas solares e banheiros portáteis.

A AHA entregou às autoridades em Yangun cerca de 12 mil lanternas solares, indicou a instituição em comunicado.

As inundações que estão sendo registadas de norte a sul de Mianmar são fruto das precipitações que atingem o país desde 4 de Julho.

As autoridades alertaram a população sobre o perigo de enchentes e inundações, mas nas zonas rurais das regiões afectadas o acesso à electricidade chega no máximo a 20%.

"Sem eletricidade, é difícil que as pessoas afetadas recebam os alertas de potenciais inundações", afirmou a AHA em comunicado.

O Departamento de Meteorologia de Mianmar prevê que as chuvas continuem até a próxima segunda-feira devido à presença de um sistema de baixa pressão no país.

As piores inundações sofridas por Mianmar nesta década aconteceram em 2015, quando cerca de 100 pessoas morreram e outras 330 mil foram atingidas. Em 2008, o ciclone Nargis cruzou o sul do país e deixou em sua passagem 138 mil mortos, 800 mil pessoas sem lar e 2,5 milhões de atingidos. A estação das monções em Mianmar costuma começar em junho e dura até outubro.

A Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático) é formada por Mianmar, Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietname.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom