Ofensiva mata mais de 50 rebeldes houthis no Iémen
Destaques - Internacional
Escrito por Agências  
Segunda, 05 Novembro 2018 08:07
Share/Save/Bookmark

Mais de 50 rebeldes xiitas houthis e 17 soldados das forças leais ao governo do Iémen morreram neste domingo em confrontos nos arredores do estratégico porto da cidade de Hodeida, no oeste do Iémen, segundo informou a televisão estatal.

As tropas do governo, apoiadas pelas milícias da Resistência Conjunta, que são integradas por combatentes respaldados pelos Emirados Árabes, continuam a avançar e estão perto do bairro residencial de Al Saleh, a sete quilômetros do porto.

Os soldados e milicianos leais ao presidente Abd Rabbuh Mansur Al-Hadi cercaram os bairros ao leste de Hodeida, com o apoio dos aviões da coligação árabe que operam no Iémen contra os rebeldes houthis.

Além disso, conseguiram tomar o controle do complexo da Faculdade de Engenharia, próximo ao bairro 7 de Julho, segundo a televisão. Moradores desse bairro disseram à Agência Efe que centenas de pessoas começaram a abandonar suas casas e rumo ao sul da cidade. Os habitantes disseram que os confrontos se aproximaram do bairro, onde já caíram mísseis, e que a conexão com a internet está interrompida desde essa manhã.

No sábado, as forças do governo e aliados intensificaram a ofensiva sobre Hodeida, após anunciarem o lançamento da operação para "libertar" a cidade das mãos dos houthis, que a controlam desde 2014.

A ofensiva começou em Junho, mas ficou parada durante várias semanas para dar uma oportunidade às negociações de paz entre as duas partes com mediação da ONU, que acabaram não acontecendo. Os combates foram retomados em Setembro.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Segunda, 05 Novembro 2018 08:29
 
Avaliação: / 0
FracoBom