Mais de 100 veículos parqueados por irregularidades em uma semana em Maputo
Vida e Lazer - Motores
Escrito por Intasse Sitoe  
Segunda, 29 Junho 2015 07:54
Share/Save/Bookmark

Pelo menos 107 viaturas foram temporariamente impedidas de circular, até semana passada, na cidade de Maputo, devido a infracções, tais como paragem em locais impróprios. Porém, nesta urbe, a guerra contra os parqueamentos sobre os lugares reservados a peões é muito antiga, tem sido um fracasso, está longe de ser ganha, porque o crescimento do parque automóvel não é acompanhado pela construção de parques de estacionamento, os vendedores informais ainda obstruem os passeios e a sensibilização para se evitar tal situação não surte os efeitos desejados.

Dos 107 carros apreendidos por mau estacionamento 95 são particulares, oito são de transporte de estudantes e quatro semi-colectivos de passageiros por poluição sonora. Estes são considerados os maiores violadores das regras de trânsito na capital moçambicana.

Joshua Lai, porta-voz da Polícia Municipal, disse ao @Verdade, na sexta-feira (26), que alguns os carros apreendidos já foram recuperados pelos donos mediante o pagamento de multas, sendo 1.200 pelo reboque, 750 pela infracção cometida e 500 meticais referentes ao parqueamento.

Num outro desenvolvimento, aquele agente de educação cívica no Conselho Municipal de Maputo frisou que os passeios são reservados a peões e os condutores devem respeitar isso.

De acordo com Joshua Lai, foram também fiscalizadas cerca de 2.576 viaturas e 256 automobilistas foram multados. A corporação passou, igualmente, 94 avisos de multa a proprietários de barracas e apreendeu sete aparelhagens de som de alta potência por causa da poluição sonora, em todos os distritos municipais de Maputo, excepto no KaMpfumo.

No período em análise, a Polícia Municipal encerrou três barracas no Distrito Municipal KaMaxaquene por poluição sonora.

Lai apela às comunidades para que evitem perturbar os vizinhos com o barulho de aparelhagens de som e pede ainda para que se tenha uma maior atenção com os idosos, pois alguns deles precisam de cuidados redobrados por causa de seu estado de saúde.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom