Carros mataram mais gente na semana passada nas estradas do país
Vida e Lazer - Motores
Escrito por Redação  
Sexta, 15 Dezembro 2017 09:00
Share/Save/Bookmark

Vinte pessoas morreram e outras 92 contraíram ferimentos, das quais 39 com gravidade, em consequência de 28 acidentes de viação, ocorridos entre 02 e 08 de Dezembro em curso, em algumas estradas de Moçambique.

Em igual período do ano passado, a Polícia da República de Moçambique (PRM) registou 29 sinistros rodoviários, que deixaram 23 óbitos e 76 feridos graves e ligeiros, segundo o Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM).

Dos 28 acidentes de viação a que as autoridades se referem, 15 resultaram do excesso de velocidade, quatro da má travessia de peões e os restantes do cruzamento irregular, da fadiga, da mudança irregular de direção, do corte de prioridade, entre outra causas.

Refira-se que, segundo dados do Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC), a referida sinistralidade rodoviária no país, sobretudo nas regiões sul e centro, é perpetrada por jovens e adultos do sexo masculino, com idades compreendidas entre 18 e 45 anos.

Porém, indica-se que há falta de responsabilização daqueles que transformam as viaturas em instrumentos de matança, principalmente dos que atropelam (mortalmente ou não) e fogem, abandonando as vítimas à sua própria sorte.

Na semana em análise, houve 13 atropelamentos, dos 28 acidentes em alusão. A Polícia registou igualmente choques entre carros, despistes e capotamento, entre outros.

A Polícia de Trânsito (PT) fiscalizou 39.214 viaturas, aplicou 5.055 multas por transgressão das regras elementares de condução, apreendeu 321 cartas alegadamente porque os seus titulares conduziam sob o efeito de álcool e deteve cinco supostos e deteve 14 supostos condutores ilegais, de acordo a PRM.

Por sua vez, a Polícia de Protecção recuperou 14 de armas de fogo, das quais 10 pistolas, duas KA-47 e igual número de caçadeiras, bem como 73 munições, sendo 60 para pistola, quatro para AK-47 e nove para caçadeira.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom