Carros matam 20 pessoas e ferem 55 numa semana em que a PRM detém 147 falsos condutores
Vida e Lazer - Motores
Escrito por Emildo Sambo  
Quinta, 22 Fevereiro 2018 21:38
Share/Save/Bookmark

Vinte pessoas morreram e outras 55 contraíram ferimentos, 22 das quais com gravidade, em consequência de 29 sinistros rodoviários ocorridos na semana passada em algumas estradas moçambicanas. Com estes dados, o número de óbitos no país ascende para 149 e 365 feridos, dos quais 173 graves, desde Janeiro último.

As recentes vítimas registaram-se entre 10 e 16 de Fevereiro corrente, segundo o Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM).

Os atropelamentos continuam a preocupar, tendo-se registado 17 casos, disse Inácio Dina, porta-voz daquela instituição do Estado. Ele ajuntou que houve igualmente seis despistes e capotamento, três colisões entre carros, dois choques entre caros e motorizadas e uma queda de passageiro.

As causas desta desgraça – ainda sem plano eficaz no país e no mundo para estancá-la – foram as mesmas de sempre: o excesso de velocidade, a má travessia de peões, o corte de prioridade e a condução em contramão.

No que à fiscalização rodoviária diz respeito, o trabalho da Polícia de Trânsito (PT) abrangeu 42.289 viaturas, das quais 3.617 estavam em situação irregular e os seus donos foram autuados, e 229 cartas de condução apreendidas.

Segundo o agente da lei e ordem, 13 automobilistas foram privados de liberdades por alegado suborno à PT com valores que variam de 40 a 700 meticais.

Na semana anterior à em análise, as autoridades detiveram o mesmo número de condutores também acusado de tentativa de suborno com montantes que variam de 50 a 1.000 meticais.

Dados reunidos pelo @Verdade, com base na informação policial, sugerem que, desde Janeiro, passado pelo menos 81 automobilistas caíram nas mãos da PT por suposta tentativa de suborno para se isentarem dos crimes deque eram acusados.

O valor de suborno mais alto anunciado pelo Comando-Geral da PRM foi de 10 mil meticais [de 20 a 26 de Janeiro passado].

Na mesma operação realizada na semana finda, a Polícia deteve 147 indivíduos por suposta condução ilegal. Sobre esta situação, a contagem do @Verdade, com base na mesma fonte, indica que aos menos 185 condutores ilegais foram alvos da mão dura da Polícia, desde Janeiro findo.

“Queríamos reiterar o nosso apelo em relação à necessidade de observância escrupulosa das regras de trânsito, sobretudo neste período chuvoso (...)”, disse Inácio Dina.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom