Acidentes de viação matam e ferem na transição do ano em Moçambique
Vida e Lazer - Motores
Escrito por Emildo Sambo  
Quinta, 03 Janeiro 2019 21:18
Share/Save/Bookmark

Pelo menos 14 pessoas morreram e outras 17 ficaram grave e ligeiramente feridas, em consequência de 13 acidentes de viação, ocorridos durante a passagem do ano, em algumas estradas moçambicanas, segundo o Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM).

A condução em estado de embriaguez e a inobservância de outras regras de trânsito concorreram para esta tragédia, disse a Polícia, na quarta-feira (02), em balanço preliminar das ocorrências de 31 de Dezembro último a 01 de Janeiro corrente. Dos 13 sinistros rodoviários, oito foram do tipo atropelamento, um problema que tem sido o mote de várias actividades de sensibilização por parte das entidades que lidam com (in)segurança rodoviária.

Na operação, sete automobilistas foram recolhidos ao calabouços, supostamente por violação do Código da Estrada, disse Inácio Dina, porta-voz do Comando-Geral da PRM, para quem “as festividades foram tranquilas”.

Por sua vez, Leonildo Pelembe, porta-voz do Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP), disse que um dos acidentes de viação, no qual a sua equipa interveio, ocorreu no distrito de Boane, província de Maputo.

De acordo com a sua explicação, nessa desgraça, três pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas, sendo um em estado grave, na sequência da colisão frontal de duas viaturas. Os sobreviventes foram socorridos para o Hospital Provincial da Matola (HPM).

Na cidade de Chimoio, em Manica, o SENSAP foi chamado para retirar dois óbitos que estavam “presos” na viatura em que seguiam viagem, quando a mesma embateu violentamente contra uma outra que se encontrava imobilizada na via.

No referido acidente houve um total de quatro óbitos e cinco feridos graves e ligeiros. Em Nampula, por exemplo, a PRM registou quatro óbitos, sendo um por acidente de viação e três alegado consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Segunda, 07 Janeiro 2019 08:10
 
Avaliação: / 1
FracoBom