Município de Monapo constrói primeira maternidade de raiz
Destaques - Nacional
Escrito por Redação Nampula  
Quinta, 24 Julho 2014 14:32
Share/Save/Bookmark

A primeira maternidade de raiz, na história da municipalização da vila de Monapo, está a ser construída naquela circunscrição geográfica, em Nampula, à luz da extensão da rede sanitária naquele ponto do país. Com capacidade para 50 camas, a infra-estrutura conta com o apoio financeiro da Associação de Defesa do Património de Mértola, em Portugal, com a compartição do Conselho Municipal local, num investimento estimado em três milhões de meticais.

Segundo João Luiz, edil de Monapo, a maternidade na fase conclusiva de construção, para além de garantir o descongestionamento das duas unidades sanitárias em funcionamento na vila irá atender pacientes das comunidades de Napala, Tapuala, Namachaca, Nacuca, bem como do posto administrativo de Quixaxe, no vizinho distrito de Mogincual.

O edil de Monapo explicou que a Câmara portuguesa de Almodôvar está, igualmente, a financiar os projectos de construção de furos de água nos diferentes bairros do município de Monapo. Nos próximos dias, o governo local vai proceder a entrega de três furos construídos de raiz em igual número de zonas residenciais, como forma de minimizar a carência daquele líquido vital no seio das populações da vila.

Neste momento, prosseguem estudos com vista a construção de um tanque subterrâneo, com capacidade para 250 mil metros cúbicos de água, num projecto que ainda carece de financiamento.

Importa referir que a vila municipal de Monapo, localizada a cerca de 120 quilómetros da capital provincial de Nampula, contava, em 2007, com um universo populacional de 68 mil habitantes. O novo levamento demográfico realizado no passado aponta para cerca de 82 mil habitantes, distribuídos numa área de 245 quilómetros quadrados.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 2
FracoBom