Mudança do sistema de venda de Credelec para o online embaraça clientes da EDM em Nampula
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Escrito por Redação Nampula  
Terça, 19 Agosto 2014 16:52
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Os clientes da empresa Electricidade de Moçambique (EDM) na cidade de Nampula ficaram privados de corrente eléctrica, entre sexta-feira e sábado últimos (15 e 16), devido à alegada mudança do sistema de venda de Credelec, do off-line para online. Este, além de evitar as duplicações de taxas de rádio e lixo, deverá criar maior comodidade na compra, pois a mesma pode ser feita a partir do lugar onde o cliente estiver via Internet, ATM ou mesmo telemóvel.

Entretanto, este facto impediu muita gente comprar energia porque os postos de venda estavam encerrados. O problema prevaleceu até domingo (17), supostamente porque a montagem do sistema de cobrança electrónico não estava concluída.

Alguns cidadãos entrevistados pelo @Verdade disseram que a situação foi de tal sorte constrangedora na medida em que muitas famílias perderam produtos que se encontravam nos frigoríficos.

Virgínia Calisto, residente do bairro de Muahivire, alegou que não sabe o que se passou para que o posto de venda de energia localizado na sua zona residencial encerrasse as portas, pois não houve nenhuma informação a respeito deste assunto.

Zacarias Alves, outro cliente da EDM, disse que por causa da falta de comunicação por parte dos gestores daquela empresa, ele foi obrigado a sair da sua casa de madrugada com vista a ser o primeiro na fila. Mas, o estranho é que o guarda que estava de serviço naquela sexta-feira não tinha informação, até por volta das 10h00, porque se soubesse de alguma coisa teria instruído os clientes no sentido de não permanecerem no local. “Foram cerca de 48 horas sem energia”.

A cidadã Ana Issufo disse que acumulou prejuízos em virtude de o seu estabelecimento comercial ter encerrado por falta de cerveja gelada num fim-de-semana, altura em que a freguesia regista uma afluência desusada.

Sobre este problema, Hermínio Abrão Lucas, director da Área de Serviço ao Cliente em Nampula, explicou que a mudança do sistema de cobrança de energia para online é que esteve na origem do embaraço mas se trata de um sistema que vai trazer vários benefícios para os clientes, pois estes poderão comprar energia a partir da Internet, ATM e telemóveis.

Segundo ele, o projecto em causa visa também contornar alguns erros cometidos pela EDM, tais como dupla cobrança da taxa de radiodifusão e de lixo, por erros do antigo sistema.

E foi previamente enviado um comunicado aos órgãos de comunicação social sobre a mudança do sistema e consequente interrupção da venda nos postos instalados para o efeito. Refira-se que o novo sistema online abrange todos os distritos da província de Nampula excepto a cidade portuária de Nacala.

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