Dez pessoas decapitadas em Cabo Delgado pelo Al Shabaab moçambicano
Destaques - Nacional
Escrito por Adérito Caldeira  
Terça, 29 Maio 2018 07:53
Share/Save/Bookmark

Dez cidadãos terão sido decapitados, entre as vítimas duas crianças, por homens armados que aterrorizam o Norte de Moçambique, chamados pelos locais de Al Shabaab, entre sábado(26) e domingo (27) na aldeia de Monjane, no posto administrativo de Olumbi, no distrito de Palma, na província de Cabo Delgado.

A informação foi avançada nesta segunda-feira (28) pela Televisão de Moçambique que indica que entre as pessoas mortas com catanas duas são crianças.

O Administrador de Palma, David Machimbuko, não confirmou nem desmentiu a Televisão de Moçambique os assassinatos, remetendo a sua confirmação às autoridades policiais, que não estiveram disponíveis para serem contactadas.

No entanto David Machimbuko confirmou a ocorrência dos novos ataques, cerca de uma semana após o ministro da Defesa ter feito um périplo pela região Norte da província da Cabo Delgado.

Este grupo de homens armados poderá ser uma célula do movimento chamado de Al Shabaab pelas comunidades locais que tem protagonizados ataques a civis e enfrentado as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique desde Outubro de 2017, na semana o ministro da Defesa visitou a Região.

Um estudo realizado sobre o movimento pelos académicos João Pereira e Salvador Forquilha, coadjuvados pelo sheik Saide Habibe, apurou que este grupo armado embora tenha uma raiz religiosa e faça propaganda baseada na recuperação de alegados valores tradicionais do islão, “não tem o objectivo final a ocupação de Cabo Delgado ou a criação de um estado islâmico no Norte do país, o objectivo é criarem oportunidades de negócios ilícitos para as elites informais daquela Região de Cabo Delgado”.

De acordo com o estudo, divulgado na semana passada pelo @Verdade, as actividades ilícitas deste grupo, que os académicos acreditam ser composto células de 10 a 20 jovens, centra-se no tráfico de madeira, marfim e rubis e que rende dezenas de milhões de dólares norte-americanos.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 5
FracoBom